Aqui só dão grandes filmes!
Criado para reforçar a aposta do Grupo NOS no grande entretenimento, o NOS Studios é “casa” de muitos filmes e de muitas memórias, e é um projecto muito querido por toda a equipa. Sara Brito, directora de Gestão de Conteúdos TV da NOS, revela, nesta entrevista à Marketeer, os planos para a grande festa do quinto aniversário, qual a importância deste canal na estratégia de conteúdos da NOS, assim como os grandes desafios relativamente à concorrência e às plataformas de streaming.
O NOS Studios celebra cinco anos. Em jeito de balanço, que momentos destacaria desde a ideia do lançamento, em 2019, até agora?
O NOS Studios foi lançado em exclusivo na NOS, a 18 de Junho de 2019, para reforçar a aposta do grupo no grande entretenimento. Desde então, o canal já soma mais de 40 mil horas de programação e quase 2000 estreias. São muitos filmes e muitas memórias. Temos no nosso currículo o lançamento de diversos canais de parceiros, mas este foi muito especial, sendo totalmente idealizado e produzido com a “prata da casa”.
Da estratégia de programação à negociação de direitos, do desenho da marca à criação da imagem, do lançamento em grelha à divulgação da oferta comercial, foram várias as equipas do Grupo NOS a trabalhar em conjunto.
Como descreveria este projecto para quem ainda não o conheça, tendo em conta as suas maiores vantagens e benefícios?
O NOS Studios é um canal para toda a família, onde só passam grandes filmes. Tem um catálogo muito diversificado, à prova de todos os gostos: da comédia à acção, do drama à animação, do romance ao terror, dos maiores blockbusters aos filmes premiados nos Óscares. E os mais novos não são esquecidos: todas as semanas estreiam novos títulos de animação. Falamos, por isso, de uma oferta muito completa, a que os clientes NOS têm acesso em exclusivo através de um pacote UMA ou do Pack Canais Extra.
Está disponível na box, mas também a qualquer hora e em qualquer lugar, através da App NOS TV. Tanto na box como na App NOS TV, para além da versão linear, disponibilizamos o NOS Studios+, um catálogo alargado de filmes com uma curadoria excepcional, que permite o acesso rápido e fácil aos melhores filmes, reforçando a nossa aposta no entretenimento em todos os ecrãs e em todos os formatos.
Quão importante é celebrar este marco dos cinco anos e o que considera ser imperdível na “festa” que prepararam para os vossos espectadores? Que novidades destacaria neste mês de festa?
Cinco anos de grandes filmes são sempre um óptimo pretexto para celebrar, sobretudo se essa celebração permitir trazer ainda mais e melhor entretenimento aos nossos clientes. Além das habituais grandes estreias mensais, ao Canal NOS Studios foram adicionadas mais algumas surpresas para este mês de aniversário: uma mão-cheia de novidades que incluem as estreias de êxitos como “John Wick: Capítulo 4”, indispensável para todos os fãs de acção, o fenómeno da animação “Mínimos: A Ascensão de Gru”, ou “Mundo Jurássico: Domínio”, o último capítulo desta saga icónica. A festa faz-se sempre aos sábados à noite e todos estão convidados.
Qual a importância deste canal na estratégia de conteúdos da NOS?
O NOS Studios concretiza a aposta da NOS, e do nosso grupo, na oferta do melhor entretenimento em todos os ecrãs. Os filmes são uma das temáticas que maior interesse e paixão geram nos consumidores e o NOS Studios permite à NOS estender a sua presença no ecossistema desta temática tão valorizada pelos portugueses. A excelente relação da NOS com os diferentes fornecedores de conteúdos de cinema e o nosso know-how em todas as janelas de exibição permitem-nos dar mais e melhor entretenimento nesta área aos nossos clientes.
Tendo em conta a oferta infindável de canais de filmes, quais os maiores desafios para a direcção de conteúdos? Notam alguma tendência mais evidente nesse sentido?
A diversidade da programação tem sido um pilar do NOS Studios desde o seu lançamento, tal como a qualidade e a recência dos filmes. Enquanto canal que tem por objectivo ser para toda a família, é fundamental estar alinhado com as preferências da nossa audiência. A acção, o drama e a comédia são os géneros cinematográficos que mais cativam o nosso público, e por isso é natural que a equipa de programação do canal continue a apostar nesse tipo de conteúdos.
Qual o vosso cliente tipo e como têm tentado dar resposta às necessidades do mesmo?
A base de clientes NOS Studios apresenta um perfil muito diverso, abarcando várias faixas etárias e preferências de consumo. No entanto, podemos observar vários pontos em comum: são clientes que gostam de bons filmes, sobretudo em horário nocturno e ao fim-de-semana (uma boa tarde de domingo de cinema em família, por exemplo), e que se interessam por géneros cinematográficos tão variados como acção, drama, comédia, terror, thriller, romance e animação. Procuramos ir ao encontro destas preferências através das escolhas de programação, quer a nível de conteúdos, quer a nível de horários de exibição. Em paralelo, e como forma de capitalizar no público mais jovem e nos mais digitais, destaco a aposta no NOS Studios+, como extensão da oferta linear e disponível em todos os ecrãs.
De forma a estarem mais próximos desse público, que estratégia de comunicação têm desenvolvido?
Com uma emissão 24/7 e disponibilidade linear e não linear através do NOS Studios+, a oferta para os nossos clientes é enorme. Assim como é a nossa preocupação na gestão da relação com a audiência ao nível da comunicação. A proximidade é importante, mas sempre valorizando o precioso tempo de quem acompanha o canal. Por essa razão, para além dos meios habituais de comunicação com os clientes – como newsletters e mensagens personalizadas na box ou no smartphone –, a comunicação de estreias e sugestões ocorre cada vez mais onde os amantes dos grandes filmes estão: no Instagram e no Facebook. Sempre com boas sugestões e mensagens apoiadas naquelas que são as melhores histórias: os conteúdos.
Durante estes cinco anos, uma boa parte deles foi enquadrada numa fase em que as pessoas estavam “fechadas” em casa. Sentiram diferença na adesão depois deste período?
A performance do NOS Studios tem sido consistente desde o seu lançamento, de acordo com os dados da GfK. Esta consistência da performance é acompanhada por um crescimento de subscritores do canal ao longo destes cinco anos, o que demonstra a relevância e a qualidade dos conteúdos. O confinamento foi um período de grande consumo televisivo – numa primeira fase de conteúdos de informação, mas num segundo momento focado essencialmente numa enorme procura de entretenimento. Aqui, o NOS Studios cumpriu, excedendo mesmo as expectativas e destacando-se dentro da temática. O NOS Studios é hoje um canal crucial para os clientes da NOS.
Como um dos principais players neste segmento, que tendências de consumo de televisão constatam neste momento?
Destacaria três principais tendências: o consumo “anytime, anywhere”, que, no caso da NOS, se faz através da App NOS TV, cuja utilização tem sido crescente ao longo dos anos; o consumo de conteúdos em língua portuguesa (como língua original), que é também uma área de aposta da NOS; e a consistência e resiliência da temática Filmes e Séries, que, ao contrário de outras mais voláteis e sujeitas a moods, mantém o interesse do público, muito em linha com o que vemos ser a aposta dos serviços de streaming.
Numa altura em que as plataformas de streaming ganham mais destaque e que os canais de cabo apresentam também uma oferta alargada de conteúdos nesta área, como é que o NOS Studios se destaca?
Face à concorrência directa dos outros canais da mesma temática, o NOS Studios tem vindo a conquistar o seu público e o seu lugar, estando no Top 5 dos Canais de Filmes e Séries mais vistos na sua base de subscritores. É também relevante no total da oferta de TV da NOS: entre mais de uma centena de canais, faz parte do Top 20 dos mais vistos.
Relativamente ao consumo de filmes através do NOS Studios+, os números também apresentam uma tendência muito positiva. São resultados encorajadores, que em muito se devem ao rigor da curadoria da equipa do NOS Studios, nunca descurando o lema: um canal que “só dá grandes filmes”, para todos.
Daqui a cinco anos, o que esperam que aconteça? Como prevêem que o mercado evolua?
Nos próximos cinco anos, o NOS Studios deverá manter a aposta numa programação repleta de grandes estreias, onde acredito que não faltarão sucessos recentes de grandes estúdios. Ficaremos naturalmente atentos a todas as evoluções do mercado e às preferências dos nossos clientes, de forma a manter o canal acarinhado por todos aqueles que não vivem sem o melhor entretenimento.
Este artigo faz parte da edição de Junho (n.º 335) da Marketeer.