Aqui estão proibidos anúncios a combustíveis, cruzeiros e viagens aéreas. Sabe onde é?
A cidade de Haia, nos Países Baixos, fez história ao tornar-se a primeira do mundo a proibir anúncios que promovam produtos ligados a combustíveis fósseis e serviços com elevado teor de carbono, como navios de cruzeiro e viagens aéreas. A nova legislação, aprovada na passada sexta-feira pelo conselho local, entrará em vigor a 1 de janeiro de 2025.
Esta decisão surge na sequência de um apelo feito por António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, que instou os governos a abolirem este tipo de publicidade, tal como aconteceu com os anúncios de tabaco nos anos 60, conta a ‘Bloomberg’.
Leonie Gerritsen, membro do conselho municipal pelo Partido para os Animais e uma das principais apoiantes da lei, justificou a medida afirmando que “Haia quer ser neutra em termos climáticos até 2030, por isso não faz sentido permitir publicidade para produtos da indústria fóssil.”
Haia, que é o centro administrativo dos Países Baixos e acolhe diversas instituições internacionais, pode agora servir de exemplo para outras cidades e governos em todo o mundo. Femke Sleegers, coordenadora do grupo Fossil Free Advertising, que fez campanha pela proibição, acredita que esta ação poderá inspirar mais locais a seguirem o mesmo caminho.