Aproveitemos a onda…
Ricardo Florêncio
Director Editorial da Marketeer
Editorial publicado na edição de Outubro de 2016 da revista Marketeer
As recentes notícias relativas à eleição de António Guterres para secretário-geral da ONU merecem que se altere o editorial, anteriormente escrito, para a corrente edição da Marketeer.
É obviamente um cargo e uma posição de cariz pessoal. Mas é um português quem o merece. Ou seja, a partir de 1 de Janeiro do próximo ano haverá um português num dos cargos mais importantes a nível mundial. É evidente que é motivo de orgulho. É evidente que é motivo de enaltecer o nosso patriotismo. E é mais um motivo para voltar a espalhar Portugal pelo mundo.
Temos tido várias oportunidades para o fazer e, com esta eleição, passamos a ter mais uma. Para os que continuam a minorar a nossa posição, afinal não somos assim tão pequeninos como nos julgamos. Entre muitas outras referências, é importante lembrar que tivemos um Presidente da Comissão Europeia durante 10 anos. Somos os actuais campeões da Europa de futebol, e já para não falar em Ronaldo, que na Wikipédia tem três páginas só com os títulos que já conseguiu.
Portugal, a Marca Portugal, e todas as suas cidades, vilas, aldeias, regiões, e portugueses, agradecem todos estes feitos e todos estes registos – também por isso é que a Marketeer dedicou o tema de capa desta edição às marcas cidade, que estão a aumentar.
O nosso Turismo tem crescido a dois dígitos, nos últimos anos. Agora, há que lhe dar sustentabilidade. Há que estudar o seu posicionamento, e verificar se há necessidade de realinhamento.
As regiões, as cidades, também deverão fazer o mesmo exercício.
Mas – e o que é mais importante – aproveitemos a onda, porque não é todos os anos que se conjugam todos estes factores…