Aproveitem a silly season…

Ricardo Florêncio

Director Editorial da Marketeer

Editorial publicado na edição de Agosto de 2016 da revista Marketeer

Agosto é um mês especial. A larga maioria dos portugueses aproveita o mês de Agosto para ir de férias. E assim as cidades esvaziam-se de portugueses (enchem-se de turistas!!!!) e as zonas costeiras e balneares ficam à pinha. Mas os portugueses gostam disso e está tudo na mesma onda de divertimento, de gozar os bons momentos da vida. É a “silly season”.

E esta é também a altura mais indicada para as empresas pensarem, reflectirem, alinharem as suas ideias, e, às vezes, questionarem o que andaram a fazer.

E é isso mesmo que devem fazer algumas empresas, algumas marcas… pois parecem estar, pelo menos, muito baralhadas.

Não se entende a sua comunicação. Não se entendem as suas mensagens. Não se entende o que afinal pretendem. Talvez tenham alterado as suas estratégias, acções, ao sabor da moda, deixando-se ir pelo embalo da novidade, das próprias tendências, mas… perderam-se. Ir ao sabor do vento pode ser até ser positivo (e é!), para acções pontuais. Mas parece haver empresas que entraram na lógica de “falem de mim”! Mal ou bem, mas falem!!!

Não me parece uma estratégia adequada para quem pretende ter sucesso, e ficar no mercado durante algum tempo…

A estratégia, a comunicação, a gestão de marcas, devem ser consistentes e coerentes ao longo do tempo. Tudo tem de fazer sentido. As diversas acções, campanhas, activações, comunicações, têm de estar interligadas, apontando no mesmo sentido, servindo os mesmos objectivos… Aproveitem a silly season…

Artigos relacionados