Apps portuguesas competem por prémio da ONU

São oito as aplicações móveis que irão representar Portugal nos World Summit Awards, competição promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O processo de selecção foi coordenado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), sendo que o objectivo é encontrar inovações digitais locais com impacto global.

Este ano, os World Summit Awards contam com candidatos de cerca de 180 países. De Portugal, irão participar as aplicações yubuy, City Points Cascais, myXimi, SnapCity, Sharing Food Online, Biti, Planetiers e EzyCities. Foi ainda premiada a HC Alert com a distinção BkF, no âmbito do programa Born from Knowledge, desenvolvido em parceria pela APDC e a Agência Nacional de Inovação (ANI).

Na próxima fase, cada um dos projectos será avaliado por um júri online, composto por peritos internacionais – incluindo Ana Gonçalves Pereira, directora executiva da APDC. Serão seleccionadas as melhores 15 a 18 ideias em cada uma das categorias a concurso. Mais tarde, um Grand Jury irá escolher os Global Champions de 2017. No ano passado, a EDP:ready foi uma das grandes vencedoras a nível mundial.

Artigos relacionados