Apps de encontros estão mais seguras, diz estudo. Mas ainda há perigos à espreita

A Kaspersky comparou estudos realizados antes de 2017 com as informações mais recentes sobre aplicações de encontros e concluiu que plataformas como Tinder ou Bumble estão, agora, mais seguras do ponto de vista técnico. Transferências de dados é um dos aspectos que apresenta mais melhorias.

Em 2017, quatro das aplicações analisadas permitiam que fosse possível interceptar dados enviados a partir das respectivas plataformas e muitas delas não utilizavam o protocolo HTTP encriptado. Já este ano, “a situação melhorou significativamente” e “nenhuma das aplicações analisadas utiliza HTTP e nenhum dado é enviado se o protocolo não for devidamente seguro”.

Tinder, Bumble, OkCupid, Mamba, Pure, Feeld, Her, Happn e Badoo são as aplicações de encontros abrangidas pela análise, por estarem entre as mais populares e com bases de utilizadores globais.

Ainda assim, a Kaspersky alerta que é preciso continua a ter cuidado, pois as ameaças persistem, nomeadamente ao nível da informação pessoal dos utilizadores. A maioria destas aplicações permite aos utilizadores criar uma conta através dos perfis que já têm em redes sociais, como o Instagram, Facebook ou Spotify, e se o utilizador escolher esta opção está a abrir a porta à partilha de dados.

“Todos os dados mencionados facilitam a procura das suas contas em redes sociais na aplicação de encontros – e, dependendo das suas definições de privacidade nessas contas, uma série de outras informações pessoais”, alerta a Kaspersky.

Uma das estratégias das aplicações para resolver estes problemas passa pelo lançamento de versões pagas. O Tinder e o Bumble, por exemplo, permitem que o utilizador escolha manualmente a localização para uma região específica, tornando mais difícil a identificação das suas coordenadas exactas.

Para ajudar os utilizadores de aplicações de encontros, a Kaspersky reuniu um conjunto de recomendações para se manterem seguros:

– Não partilhar demasiada informação pessoal (apelido, empregador, fotos com amigos, opiniões políticas e outros) no seu perfil;

– Não ligar outras contas de redes sociais ao seu perfil;

– Seleccionar a sua localização manualmente, se possível;

– Utilizar a autenticação de dois factores, se possível;

– Eliminar ou ocultar o seu perfil, se já não estiver a utilizar a aplicação;

– Utilizar o messenger incorporado nas aplicações de encontros. Só deverá utilizar outros messengers se confiar no seu par. Se decidir fazê-lo, deverá configurar o chat de forma a manter a sua informação privada em segurança;

– Utilizar uma solução de segurança de confiança nos seus dispositivos, tal como o Kaspersky Security Cloud. Irá ajudá-lo a detectar qualquer atividade maliciosa ou suspeita através dos seus dispositivos, bem como a verificar a segurança do URL que está a visitar.

Artigos relacionados