Apple quer banir oito smartphones da Samsung

Na sequência da decisão de um tribunal da Califórnia, que condenou a Samsung a pagar mais de mil milhões de dólares à Apple pela infracção de seis patentes, a empresa da maçã entregou ontem à juíza uma lista com o nome de oito smartphones da rival sul-coreana que pretende que sejam banidos do mercado norte-americano. A decisão só será conhecida numa audiência marcada para 20 de Setembro.

Para além dos oito smartphones, a Apple pediu à juíza Lucy Koh, do tribunal de San José, Califórnia, a proibição permanente das vendas do tablet Galaxy Tab 10.1, que se encontram suspensas desde o final de Junho. Por outro lado, a Samsung pediu o levantamento da suspensão das vendas depois de o júri ter deliberado, na passada sexta-feira, que a única patente, entre as sete patentes da Apple que estiveram envolvidas no processo, que não foi violada pela Samsung está precisamente relacionada com o design do Galaxy Tab 10.1. A Apple acusava a Samsung de ter copiado o design do seu tablet a partir do iPad, porém o júri concluiu que as três patentes que a Samsung infringiu com este produto são todas relacionadas com software.

Quanto à lista de smartphones, apesar de deixar de fora os modelos mais recentes da Samsung, inclui alguns dos produtos mais rentáveis da marca no mercado norte-americano entre os 28 smartphones que a Apple acusou, durante o processo, de infringirem as suas patentes. É o caso do Galaxy Prevail que, da lista inicial de 28 produtos, foi o smartphone da Samsung com mais vendas unitárias no mercado norte-americano entre meados de 2010 e meados de 2012, gerando receitas de 378 milhões de dólares (aproximadamente 301,2 milhões de euros), ou do Galaxy S II Epic 4G, o terceiro mais rentável da lista.

Dos 1,05 mil milhões de dólares (cerca de 837 milhões de euros) que a Samsung foi condenada a pagar à Apple por danos, os oito smartphones visados pela empresa da maçã foram responsáveis por 461 milhões (ou 367,5 milhões de euros). “Faremos todos os possíveis para garantir a disponibilidade dos nossos produtos no mercado norte-americano”, reagiu hoje um porta-voz da Samsung, citado pela Bloomberg. O mercado norte-americano representou cerca de 12% das vendas globais da marca no segundo trimestre do ano.

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