Apple perde processo judicial na China
A Apple perdeu um processo em Pequim contra a empresa chinesa Zhi Zhen sobre os direitos de patentes do software de reconhecimento de voz Siri, utilizado no iPhone e iPad.
O caso remonta a 2012, quando a Zhi Zhen processou a Apple alegando que a companhia norte-americana teria violado as suas patentes relacionadas com a tecnologia de reconhecimento de voz.
Em reacção, a Apple levou a Zhi Zhen e o Escritório de Propriedade Intelectual da China a tribunal, defendendo que o pedido de patentes para o sistema de reconhecimento de voz da companhia de Xangai seria inválido. O tribunal de Pequim decidiu contra a Apple, o que dá à Zhi Zhen a possibilidade de continuar com o seu processo contra a multinacional norte-americana. A Apple já fez saber que vai recorrer da decisão.
«Infelizmente, não tínhamos conhecimento da patente da Zhi Zhen antes de introduzirmos a Siri [no mercado] e não acreditamos que estejamos a utilizar esta patente», afirmou o porta-voz da Apple, citado pela agência Reuters. «Enquanto um outro tribunal considera esta questão, continuamos disponíveis para discutir de forma razoável com a Zhi Zhen», acrescentou.