Apple mantém distinção de “melhor marca do Mundo” há 11 anos
Após dois anos de um acentuado crescimento, o valor agregado das 100 marcas mais valiosas do mundo diminuiu significativamente, passando de 16% em 2022 para apenas 5,7% em 2023. Contudo, um pequeno grupo de empresas continua a destacar-se neste cenário, demonstrando um aumento de valor de marca acima da média.
De acordo com os dados do relatório Best Global Brands 2023 da Interbrand, as empresas que marcam posição em diferentes vectores são mais estáveis, alcançam um maior crescimento, mantêm um maior lucro e beneficiam de um desenvolvimento de valor de marca mais demarcado.
Para estas organizações, um foco na marca em vez de produto tem um impacto maior de decisão de escolha (+12% do que a média), o que significa que podem responder a mais necessidades dos consumidores, em várias categorias.
O top 10 das 100 melhores
Em primeiro lugar no ranking das melhores marcas de 2023 surge, pelo 11.º ano consecutivo, a Apple. O pódio completa-se com a Microsoft e a Amazon. No top 10 surgem ainda a Google, a Samsung, a Toyota, a Mercedes, a Coca-Cola, a Nike e a BMW.
No lado inverso, os 10 últimos lugares são ocupados por: Hewlett Packard (91.º), Huawei (92.º), Hennessy (93.º), Burberry (94.º), KFC (95.º), Johnson & Joshnson (96.º), Sephora (97.º), Nespresso (98.º), Heineken (99.º) e a Canon (100.º).