EDP segura o título de marca nacional mais valiosa. Conheça o restante top mundial

A TradingPedia analisou os principais mercados utilizando o método Royalty Relief da Brand Finance, que estima o montante que uma empresa estaria disposta a pagar para licenciar a sua marca se não a possuísse. A empresa criou ainda um mapa que mostra as marcas líderes em cada país, por valor de marca, em 2024:

Nos últimos anos, as empresas enfrentaram desafios significativos, como crises de saúde globais, conflitos armados, inflação e interrupções na cadeia de abastecimento. Estas questões tiveram impacto nas receitas e no valor da marca, mesmo para os líderes de mercado nos sectores da tecnologia, retalho, banca e petróleo e gás. Apesar dos milhares de milhões em perdas, muitas empresas conseguiram manter as suas posições de topo nas respectivas economias nacionais.

A TradingPedia identificou as empresas que mantiveram as posições de liderança nos respectivos países em 2024, apesar do ambiente desafiante do ano passado. De acordo com o relatório, a Apple emergiu como a marca mais valiosa do mundo, com um valor de marca de 516,58 mil milhões de dólares, representando um aumento de 73% em relação ao ano passado. A Microsoft ocupa o segundo lugar, com um valor de marca de 340,44 mil milhões de dólares, enquanto a Google está em terceiro lugar pelo segundo ano consecutivo, com um valor de marca que cresceu para 52,059 mil milhões de dólares.

Notavelmente, o líder do ano passado, a Amazon, caiu para o quarto lugar, com um pequeno aumento de 3,22% e um valor de marca de 308,93 mil milhões de dólares.

Em Portugal, destaca-se a EDP  com um valor de marca de 2, 69 mil milhões de dólares , o que corresponde a 2, 56 mil milhões de euros.

As maiores marcas do mundo em 2024

A marca mais valiosa do mundo em 2024 começou a sua jornada em 1976, numa casa em Crist Drive, em Los Altos, Califórnia. Isso marcou o início do que se tornaria uma das empresas de tecnologia mais influentes do mundo. Inicialmente centrada nos computadores pessoais, a abordagem inovadora da Apple abriu caminho a produtos inovadores que revolucionaram vários sectores ao longo dos anos.

A Apple Inc. é atualmente a marca mais valiosa do mundo, com um valor estimado de 516,58 mil milhões de dólares. Este valor representa um aumento significativo em relação ao ano passado, quando foi avaliada em 297,51 mil milhões de dólares, o que representa um crescimento de 73,63%. A Apple ultrapassou a líder do ano anterior, a Amazon, que registou apenas um aumento de 3,22%, e agora a sua marca está avaliada em 308,93 mil milhões de dólares, ocupando o 4º lugar a nível mundial. A Microsoft e a Google ocupam a segunda e terceira posições, com marcas avaliadas em 340,44 mil milhões de dólares e 333,44 mil milhões de dólares, respetivamente.

O Walmart registou um declínio significativo de 14,89% em 2024. Como resultado, o Grupo Samsung subiu para a 5ª posição, apesar de também ter enfrentado uma ligeira diminuição no seu valor. A perda da Samsung foi mínima, apenas 0,3%, fazendo com que o seu valor total descesse para 99,37 mil milhões de dólares. Em contrapartida, o Walmart perdeu 16,939 mil milhões de dólares do seu valor, ficando com 96,842 mil milhões de dólares e na 6ª posição.

A plataforma chinesa de redes sociais TikTok/Douyin, com 84 199 milhões de dólares de valor de marca, e o Facebook da Meta, com 75 716 milhões de dólares, ocupam a 7ª e 8ª posições. Este ano, a alemã Deutsche Telekom entrou no top 10, em 9º lugar, com um aumento de 10,393 mil milhões de dólares em relação ao ano anterior, estando atualmente avaliada em 73,321 mil milhões de dólares. A multinacional chinesa de serviços bancários e financeiros ICBC ocupa a 10ª posição, com uma ligeira vantagem de 74 milhões de dólares sobre a anterior 10ª, a Verizon. Este ano, o ICBC está avaliado em 71,828 mil milhões de dólares, um aumento de 3,28% em relação ao ano passado.

A marca mais valiosa em cada país

Muitas das grandes marcas estão concentradas em apenas alguns países, nomeadamente na China e nos Estados Unidos. No entanto, independentemente da dimensão da empresa, cada país tem a sua marca líder. A TradingPedia pesquisou a marca mais valiosa para cada país da lista e encontrou os seguintes resultados:

Seis marcas americanas surgem na lista das 10 primeiras, com quatro a liderar o ranking. Todos os quatro líderes estão na indústria tecnológica e estão coletivamente avaliados em 1.499 biliões de dólares. A Apple, a marca líder mundial em 2024, registou um progresso excecional, com o valor da marca a aumentar 73% em relação ao ano passado. A Microsoft ocupa a segunda posição, enquanto a Google ocupa a 3ª posição pelo segundo ano consecutivo, apresentando um crescimento sustentável de 52.059 mil milhões de dólares. Na verdade, o sector tecnológico parece estar a impulsionar o sucesso dos EUA. marcas, uma vez que quase 23% do valor combinado de todas as empresas americanas entre as 500 maiores provém de apenas 52 empresas tecnológicas.

Entre elas está a NVIDIA, que é a marca que mais cresce nos Estados Unidos, aumentando cerca de 163% desde o ano passado. A outra marca americana impressionante é a Charles Schwabb, empresa de serviços financeiros, que conseguiu subir 289 posições para o atual 171º lugar.

O Grupo Samsung da Coreia do Sul é o grupo não americano mais valioso do mundo. marca em 2024. Apesar de uma queda de 511 milhões de dólares nos últimos 12 meses, a Samsung mantém a sua posição de liderança na Coreia do Sul, com um valor de marca de 82,211 mil milhões de dólares. Em segundo lugar, está a fabricante de automóveis Hyundai, que cresceu 44,6% em termos homólogos, para 22,942 mil milhões de dólares. A fabricante sul-coreana de chips SK Hynix (10,015 mil milhões de dólares) e a empresa de eletrónica LG (9,841 mil milhões de dólares) trocaram de lugar; Enquanto isso, a Kia mantém-se na posição anterior, com um valor de marca de 9,040 mil milhões de dólares.

A marca mais valiosa da China em 2023, a ICBC, caiu para a segunda posição, ultrapassada pela plataforma de redes sociais TikTok. O ICBC, o banco comercial estatal, está avaliado em 71,828 mil milhões de dólares, registando uma alteração de valor de apenas 2,28 mil milhões de dólares. Em contraste, o TikTok viu o seu valor aumentar 18,5 mil milhões de dólares no ano passado, atingindo os 84,199 mil milhões de dólares. Depois destes dois, a State Grid Corporation of China ocupa o terceiro lugar, com um valor de 71,145 mil milhões de dólares. O China Construction Bank e o Banco Agrícola da China estão em quarto e quinto lugar, com valores de 65,604 mil milhões de dólares e 60,398 mil milhões de dólares, respetivamente.

Com um valor de 73,321 mil milhões de dólares, a Deutsche Telekom é a principal marca da Alemanha em termos de valor e ocupa o 9º lugar na lista das 10 maiores do mundo. A gigante automóvel Mercedes-Benz ocupa o segundo lugar na Alemanha, com um valor de 59,436 mil milhões de dólares. Apesar de ter perdido quase 1,5 mil milhões de dólares, a empresa multinacional de serviços financeiros Allianz Group mantém o 3º lugar com um valor de 46,889 mil milhões de dólares. Duas empresas automóveis seguem no ranking da Alemanha; depois de terem trocado de lugar face ao ano passado, a Porsche e a BMW ocupam agora o 4º e o 5º lugar, com valores de 43,117 mil milhões de dólares e 40,987 mil milhões de dólares, respetivamente.

A gigante britânica do petróleo e do gás Shell detém o título de marca mais valiosa do Reino Unido, com um valor estimado de 50,302 mil milhões de dólares, um aumento de 2,093 mil milhões de dólares em relação ao ano anterior. As outras marcas importantes do Reino Unido são a empresa de serviços profissionais Ernst & Young  (30,845 mil milhões de dólares), a PwC (24,672 mil milhões de dólares) e o HSBC, que mantém a sua posição com um valor de 20,047 mil milhões de dólares em 2024 . A British Petroleum, agora conhecida como BP, subiu uma posição para o 5º lugar no Reino Unido e para o 104º a nível global com um valor de 18.533 mil milhões de dólares.

É também interessante ver as principais marcas em termos de valor noutras partes do mundo. Nos Países Baixos, a marca líder é a empresa de serviços bancários e financeiros ING, avaliada em 10,017 mil milhões de dólares. Em França, a marca líder é a gigante da moda Louis Vuitton, com 32,235 mil milhões de dólares. Na Suécia, a IKEA continua a ser a marca mais valiosa, apesar de ter perdido parte do seu valor em 2024 (descida de 0,9% para 15,786 mil milhões de dólares). Curiosamente, a Volvo é agora 33,5% mais valiosa como marca em comparação com o ano passado, atingindo 11,128 mil milhões de dólares.

No Canadá, o TD Bank continua a ocupar a primeira posição, embora enfrente um prejuízo de 1,4 mil milhões de dólares. A marca mais valiosa do Brasil é o gigante bancário Itaú, avaliado em 8,334 mil milhões de dólares em 2024. Enquanto isso, a Woolworths, uma operadora de retalho e serviços financeiros, continua a ser a maior marca na Austrália. É também a maior empresa do país em termos de receitas e número de colaboradores, embora tenha registado uma ligeira diminuição de valor, para 9,820 mil milhões de dólares.

Nem todos os países podem criar uma marca importante, uma vez que as economias de maior dimensão têm, muitas vezes, uma vantagem. No entanto, podem surgir marcas de todo o mundo e, por vezes, as economias mais pequenas conseguem produzir algumas das marcas mais reconhecidas. Dois exemplos notáveis ​​são a Finlândia, conhecida pelos seus telemóveis Nokia, e o México, famoso pela sua cerveja Corona, que se tornou a marca de cerveja mais valiosa do mundo em 2024. Após um aumento de 40% no valor da marca, ultrapassou a Heineken e vale agora 10,4 dólares.

Marcas com crescimento mais impressionante em 2024

Encontrámos algumas mudanças interessantes entre as empresas no ano passado. Notavelmente, o aumento mais impressionante entre as 100 principais marcas do mundo pertence à NVIDIA, que ocupa a 30ª posição em 2024. Apenas 12 meses antes, a fabricante de chips estava na 117ª posição, com uma avaliação de 16,922 mil milhões de dólares. O valor da NVIDIA subiu para 44,488 mil milhões de dólares, refletindo um aumento impressionante de 162,90%. O seu grau de investimento melhorou para AAA-, o que significa que alcançou uma forte solvabilidade e um baixo risco de incumprimento no prazo de um ano. A tecnológica norte-americana Oracle subiu 16 posições, para a 19ª posição. A plataforma de redes sociais Instagram e a seguradora de saúde UnitedHealthcare também registaram uma subida significativa, subindo 13 e 11 posições, respetivamente.

O fabricante chinês de baterias CATL subiu 36 posições, para a 99ª posição, com uma pequena alteração positiva na sua classificação. A Humana, uma seguradora de saúde americana, registou um aumento de 32 posições, aumentando o valor da sua marca para 20,963 mil milhões de dólares. A gigante da moda francesa Louis Vuitton manteve o 1º lugar em França e conquistou 18 posições a nível global. Embora o seu grau de investimento se tenha mantido o mesmo, o seu valor aumentou 5,945 mil milhões de dólares, para 32,235 mil milhões de dólares em 2024.
A multinacional alemã SAP registou um aumento significativo, subindo 14 posições desde o ano passado, com um crescimento de 4,069 mil milhões de dólares em valor de marca. Numa tendência ascendente semelhante, a empresa de alimentos e bebidas PepsiCo subiu 12 posições, enquanto a multinacional de telecomunicações Orange avançou 11 posições. Atualmente, o valor da marca PepsiCo é de 20,209 mil milhões de dólares, enquanto o valor da marca Orange é ligeiramente superior, de 20,276 mil milhões de dólares. No entanto, diferem nas suas classificações de investimento, com a PepsiCo a deter uma classificação AAA- e a Orange a AA+.

De salientar que nem todas as empresas apresentaram alterações positivas. A multinacional automóvel Tesla caiu 9 posições e perdeu 7,935 mil milhões de dólares ou -11,99% em valor, com uma avaliação atual de 58,272 mil milhões de dólares. A empresa de contabilidade PwC caiu 7 posições, e o seu valor diminuiu -2,61%, estimado em 24,671 mil milhões de dólares. A retalhista americana de materiais de construção Home Depot caiu 7 posições e perdeu 8,285 mil milhões de dólares em valor. A empresa automóvel alemã Volkswagen perdeu duas posições e aproximadamente 167 milhões de dólares; No entanto, a sua classificação melhorou para AAA- em relação ao AA+ do ano passado. O fabricante automóvel japonês Toyota também caiu duas posições, mas a sua classificação manteve-se inalterada e ocupa atualmente a 21ª posição.

As maiores indústrias

Aqui estão os números relativos à quota percentual das 500 principais marcas.
O setor bancário domina claramente a lista das principais marcas globais quando se considera o número de marcas em cada setor. Aproximadamente 14,2% de todas as marcas no top 500 são empresas bancárias e de serviços financeiros, enquanto 10% estão no setor retalhista. A tecnologia, a engenharia e a construção e as telecomunicações são também indústrias significativas. No entanto, a tecnologia e o retalho lideram em termos de valor total. As marcas tecnológicas representam 17,04% do valor total das 500 maiores empresas, enquanto as marcas de retalho contribuem com 11,75%.

 

 

Artigos relacionados