Apple lança emoji contra bullying
A nova actualização do iOS vem acompanhada de novos emojis. Por entre, símbolos de comida ou ícones de cultura pop, surge um olho dentro de um balão de fala que pode parecer não ter nenhum significado evidente mas que faz parte, na verdade, de uma campanha anti-bullying.
Focando-se em especial no cyberbullying, a campanha digital “I Am a Witness” nasce do trabalho pro bono da agência Goodby Silverstein & Partners em colaboração com o Ad Council e com as marcas Adobe, Apple, Facebook, Google, Johnson & Johnson e Twitter. O objectivo é falar não às vítimas de bullying mas às pessoas, especialmente os adolescentes, que testemunham este tipo de acções e se mantêm apenas como espectadores.
Kate Baynham, copywriter da agência, contou, em declarações à AdAge, que a investigação que realizaram revelou que 60% dos episódios de bullying terminam 10 segundos após alguém intervir. O emoji da “I Am a Witness” surge, então, para encorajar as testemunhas a agirem.
A suportar a campanha está um investimento de cerca de 7,2 milhões de euros (oito milhões de dólares) doados por meios de comunicação social. A promoção da iniciativa terá o apoio de figuras públicas e de activações em plataformas viradas para o público jovem, como é o caso do Tumblr, do Snapchat e do Instagram.