Apple e Samsung condenadas na Coreia do Sul
Um tribunal da Coreia do Sul decidiu a suspensão das vendas de mais de uma dúzia de tablets e smartphones das concorrentes Apple e Samsung naquele mercado asiático, pela violação mútua de patentes.
Numa altura em que as duas empresas aguardam a decisão de um processo idêntico que decorre nos Estados Unidos, o Tribunal Distrital Central de Seul considerou que a Apple violou duas patentes da Samsung relacionadas com tecnologia de transferência móvel de dados. Já a sul-coreana Samsung foi condenada pela violação de uma patente da rival norte-americana relativa à funcionalidade “bounce back” presente nos ecrãs tácteis, de acordo com o Financial Times.
O tribunal sul-coreano negou, desta forma, outras nove queixas da Apple, incluindo as acusações de que a Samsung teria copiado o design do iPhone, uma questão que está no epicentro do mediático processo que decorre no tribunal da Califórnia. «As restantes acusações da Apple [relativas ao design] não são válidas, porque a maioria das funcionalidades já existiam anteriormente em produtos de empresas japonesas e europeias», sentenciou o juíz Bae Joon-Hyun, citado pelo Financial Times.
No seguimento da decisão, o tribunal ordenou a suspensão das vendas de alguns dispositivos móveis de ambas as empresas no mercado sul-coreano. A Apple fica proibida de vender o iPhone 3G, o iPhone 4, o iPad 1 e o iPad 2, enquanto a Samsung viu serem suspenas as vendas de 12 modelos, incluindo o Galaxy S, o Galaxy S II e o Galaxy Tab. Desta forma, alguns dos mais recentes produtos das duas marcas, como o iPhone 4S e o Novo iPad, ambos da Apple, ou o Galaxy SIII, da Samsung, ficam de fora desta decisão, por já terem sido lançados depois do início do processo.
A Apple foi ainda condenada a pagar 40 milhões de wons (cerca de 28 mil euros) à Samsung, que por sua vez foi condenada a pagar 25 milhões de wons (17,6 mil euros) à rival norte-americana.