Apple e HTC resolvem disputa legal sobre patentes
A Apple e a HTC colocaram um ponto final em todos os processos judiciais que disputavam em vários mercados, com acusações de parte a parte sobre a violação de direitos de propriedade intelectual relativos a dispositivos móveis. As fabricantes assinaram um acordo de licenciamento de patentes para os próximos dez anos.
O caso remonta a Março de 2010, quando a Apple acusou a rival taiwanesa de violar patentes tecnológicas ligadas ao iPhone nos seus produtos móveis. A HTC foi mesmo a primeira empresa que a Apple processou, antes de ser envolvida em outras disputas com empresas como a Google ou a Samsung. Desde essa altura, sucederam-se as acções legais interpostas pelos dois lados, sendo que, actualmente, a Apple e a HTC disputavam cerca de 20 processos em todo o mundo, de acordo com a agência de notícias AFP.
O acordo de licenciamento agora anunciado põe, de imediato, cobro a todos os litígios, permitindo a utilização de actuais e futuras tecnologias patenteadas pelas duas companhias.
Num comunicado conjunto divulgado no site da Apple, as duas empresas recusam-se a prestar mais esclarecimentos sobre o acordo, alegando “confidencialidade”, e limitam-se a citar as reacções dos dois responsáveis máximos. «Estamos safisfeitos por ter chegado a acordo com a HTC», afirma Tim Cook, presidente executivo da Apple. «Continuaremos a estar focados na inovação dos nossos produtos», acescenta.
No mesmo tom, o presidente executivo da HTC, Peter Chou, refere que, agora, a empresa «pode focar-se na inovação em vez de se focar nos litígios».