Apple deve revelar novo iPhone e mini iPad em Setembro
A Apple tem agendado um novo evento para o próximo dia 12 de Setembro, no qual deverá anunciar o iPhone 5 e um tablet de menores dimensões, segundo informações avançadas pelo blogue iMore e que estão a ser divulgadas na imprensa internacional.
De acordo com o iMore, que cita duas fontes que “mostraram ser confiáveis no passado”, os dois produtos devem começar a ser comercializados nove dias após a apresentação, no dia 21 de Setembro. A mesma fonte adianta que o evento servirá ainda para apresentar a nova versão do iPod nano, sendo que também pode ser revelada uma nova versão do iPod touch.
Segundo a agência Bloomberg, o iPhone 5 terá um ecrã maior, de 4 polegadas (contra as 3,5 polegadas do modelo actual), e será mais fino e compatível com redes 4G LTE. A mudança de design será a primeira desde 2010, quando a empresa da maçã apresentou o iPhone 4, uma vez que a versão lançada no ano passado, o 4S, não apresentou qualquer alteração estética em relação à anterior.
A confirmar-se a data de lançamento a 21 de Setembro, o iPhone 5 chegará ao mercado 11 meses depois do seu antecessor. A expectativa em torno do novo modelo tem prejudicado as vendas do iPhone 4S nas útlimas semanas. Segundo a Exame brasileira, no segundo trimestre do ano, a Apple vendeu 26 milhões de smartphones, o que compara com os 35 milhões de dispositivos vendidos no primeiro trimestre. Ainda assim, o negócio dos smartphones representou 46% das vendas da empresa no último trimestre.
Já o mini iPad – nome não oficial, que tem sido dado pela imprensa internacional para caracterizar o tablet de menores dimensões – deverá, segundo a Exame brasileira, ter um ecrã entre 7 e 8 polegadas (contra as 9,7 polegadas do modelo actual). Ao que tudo indica, o produto servirá para concorrer com os tablets que têm sido lançados num segmento de preço inferior, nomeadamente o Nexus, da Google, e o Kindle Fire, da Amazon.