Apple destrona Coca-Cola no Best Global Brands

Apple-headquarters_2Durante 13 anos consecutivos, a Coca-Cola reclamou para si a liderança do relatório Best Global Brands da Interbrand. Este ano, há uma nova marca em primeiro lugar: a Apple.

O Best Global Brands é um relatório publicado anualmente pela consultora de marca Interbrand, onde se identifica e examina as 100 marcas globais mais valiosas.

Este ano, assiste-se então a uma mudança no topo, passando o Google para segundo lugar e a Coca-Cola para terceiro. «Este ano o valor total de todas as 100 Best Global Brands é USD $1.5 trillion – um aumento recorde de 8,4 por cento sobre o valor total das 100 Best Global Brands em 2012», informa a consultora que refere ainda: «A Apple aparece no ranking da Interbrand desde 2000, quando o ranking foi lançado. Em 2000, a Apple estava classificada em 36.º e tinha um valor de marca de US $ 6,6 bilhões. Hoje, o valor da marca da Apple é de US $ 98.300 milhões dólares, quase 15 vezes mais do que valia em 2000. A ascensão meteórica da Apple em valor de marca pode ser atribuída à maneira como criou uma experiência omnichannel perfeita para os clientes. Ao manter os consumidores no centro de tudo o que faz, a Apple é capaz de antecipar o que eles querem seguir e abrir novos caminhos em termos de design e desempenho. Com 72 milhões de Macs em uso e vendas record de iPhone e iPad, a Apple fez história ao derrubar a Coca-Cola, tornando-se a marca mais valiosa da Interbrand de 2013».

bgb_2As maiores subidas este ano vão então para o Facebook (43%), o Google (34%), a Prada (30%), a Apple (28%) e a Amazon (27%).

Mas há, ainda, novas entradas. Nomeadamente, Discovery, Duracell e Chevrolet. A marca Discovery faz sua estreia no ranking Best Global Brands após um ano de vendas recorde. A Duracell, marca detida pela Procter & Gamble, regressa depois de ter ficado fora das Best Global Global em 2010. E a Chevrolet garante pela primeira vez uma posição firme no ranking. Sob a liderança da CMO global Tim Mahoney e SVP / Global Head Alan Batey, a Chevrolet alinhou a sua engenharia, design e operações por trás de uma visão e plataforma de comunicação única: ” Encontre novas estradas”.

A metodologia da Interbrand – a primeira a obter certificação ISO – analisa as muitas formas como uma marca pode tocar e beneficiar uma organização, desde impulsionar os resultados dos negócios até à satisfação das expectativas dos clientes. Para o relatório, a Interbrand examina três aspectos chave que contribuem para o valor de uma marca: desempenho financeiro dos produtos ou serviços, influência na escolha do consumidor e a força que a marca tem para comandar um preço premium, ou garantir ganhos para a empresa.

Artigos relacionados