Apple demite vários funcionários por fraude em programa solidário da empresa
A Apple terá demitido dezenas de funcionários, estima-se que tenham sido 185 segundo vários relatórios, após uma investigação interna revelar um esquema de fraude no seu Matching Gifts Program, uma iniciativa corporativa que iguala as doações beneficentes dos funcionários ou horas de voluntariado, duplicando a doação iniciaç.
O esquema envolvia alegações de doações inflacionadas ou fictícias para organizações sem fins lucrativos, com os fundos correspondentes da Apple a serem indevidamente apropriados.
O Gabinete do Procurador Distrital do Condado de Santa Clara acusou seis ex-funcionários da Apple Inc. de burlaram a empresa em aproximadamente 152 mil dólares ao longo de três anos, utilizando falsas alegações de doações.
Entre as organizações envolvidas no esquema estão a American Chinese International Cultural Exchange (ACICE) e a Hop4Kids, que teriam colaborado com os funcionários para devolver as doações originais, ficando com os valores doados pela Apple. Os acusados enfrentam várias acusações, incluindo furto qualificado, conspiração para cometer furto qualificado, perjúrio e fraude fiscal, disse o promotor.
De acordo com as autoridades, o grupo não só explorou os sistemas internos da Apple, mas também manipulou as regras fiscais ao declarar deduções solidárias falsas.
O esquema ocorreu entre julho de 2018 e abril de 2021. A fraude também se estendeu às declarações de impostos, onde os réus reivindicaram deduções para essas doações fictícias, indicou o promotor.