Apple compra fabricante de headphones Beats

apple_rsA Apple anunciou que chegou a acordo para comprar a fabricante de headphones Beats Electronics por três mil milhões de dólares (cerca de 2,2 mil milhões de euros), naquela que é já considerada a maior aquisição de sempre da empresa da maçã.

A Beats Electronics foi fundada em 2008 pelo produtor de música Jimmy Iovine (que colaborava há mais de uma década com o serviço digital de música iTunes, da Apple) e pelo conhecido rapper Dr. Dre, que irão integrar a Apple, anunciou a empresa em comunicado de imprensa. O negócio inclui ainda a compra do serviço de música por streaming Beats Music.

«A música é um parte muito importante da vida de todos nós e tem um lugar especial nos nossos corações», afirma no comunicado Tim Cook, CEO da Apple. «É por isso que continuamos a investir na música e que decidimos juntar estas extraodinárias equipas, para que juntos possamos continuar a criar os produtos e serviços de música mais inovadores do mundo», acrescenta.

A compra da Beats Electronics e da Beats Music permitirá à Apple consolidar a sua posição no mercado altamente competititvo dos serviços de streaming de música, onde enfrenta a concorrência de serviços como o Spotify, o Pandora ou mesmo o Milk Music, da Samsung. Criado no início do ano, o Beats Music conta com uma base de cerca de 250 mil subscritores, o que compara, por exemplo, com os 10 milhões de clientes do Spotify.

Segundo Eddy Cue, vice-presidente senior de Software e Serviços na Internet da Apple, «a adição da Beats vai tornar o nosso portefólio de música ainda melhor, que passará a incluir desde o serviço gratuito de streaming iTunes Radio a um serviço de subscripação de classe mundial como o Beats [Music], passando obviamente pela loja iTunes».

De acordo com a Apple, o negócio está ainda dependente da aprovação das entidades reguladoras, mas deverá estar concluído no quaro trimeste fiscal da empresa.

A compra da Beats Electronics enquadra-se na nova estratégia da Apple, que tem procurado reforçar o seu portefólio através de aquisições, sendo que muitas delas não chegam a ser tornadas públicas. Numa entrevista recente ao USA Today, Tim Cook anunciou que a empresa aquiriu 15 empresas no ano passado e 12 desde o início deste ano, em áreas tão distintas como a tecnologia de reconhecimento de voz ou o desenvolvimento de mapas.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...