Apple compra empresa que faz medições do Twitter

topsy_2A Apple chegou a acordo para adquirir a Topsy Labs, uma empresa de análise de social media especializada na rede de microblogging Twitter, por 200 milhões de dólares (147,4 milhões de euros), avança o The Wall Street Journal.

Com as suas ferramentas, a Topsy Labs consegue decifrar quantas vezes um termo específico é referido no Twitter, encontrar uma pessoa que seja influente num determinado tópico, analisar “tweets” pela localização geográfica ou medir a exposição de um evento ou campanha. A companhia, uma das poucas que tem acesso a todos os “tweets” (actualmente são 500 milhões por dia, em média) publicados desde 2006, analisa a informação e depois revende os dados a clientes.

O negócio foi confirmado pela Apple, que se escusou a adiantar mais pormenores. «De vez em quando a Apple compra empresas tecnológicas de menor dimensão, e geralmente não discutimos os nossos objectivos ou planos», afirmou uma porta-voz da companhia.

Os planos da empresa da maçã para a Topsy Labs continuam, pois, incertos, mas, segundo o Wall Street Journal, as suas ferramentas de medição poderão ser úteis para serviços como a loja de media iTunes (para recomendar músicas, filmes ou programas televisivos aos seus utilizadores, por exemplo), a assistente de voz Siri (que tem integração com o Twitter para personalizar as pesquisas) ou a palataforma de anúcios iAd. Além disso, a Topsy Labs poderá ajudar a empresa da maçã a monitorizar o que se diz sobre a marca e os seus produtos nas redes sociais, permitindo uma melhor segmentação da sua comunicação no rádio do iTunes ou na plataforma iAd.

 

Artigos relacionados