Apple compra empresa de segurança por 285 milhões de euros
A Apple chegou a acordo para a aquisição da AuthenTec, fabricante norte-americana de sensores de impressões digitais, por cerca de 350 milhões de dólares (aproximadamente 285,2 milhões de euros). De acordo com a agência Bloomberg, o negócio pode significar que a Apple pretende integrar tecnologia de autenticação por impressão digital nos seus produtos iPad e iPhone.
Em comunicado divulgado na passada sexta-feira, citado pela Bloomberg, a AuthenTec anuncia que a oferta da Apple ascende a oito dólares (6,52 euros) por acção, o que representa um prémio de 58% para os investidores em relação ao valor a que as acções da empresa encerraram na sessão do dia anterior. O negócio, que aguarda aprovação dos investidores e das entidades reguladoras, pode estar concluído no final do terceiro trimestre do ano.
A compra da AuthenTec pode permitir que a Apple integre sistemas de autenticação por impressão digital no iPad e no iPhone, uma medida que pode ser importante caso a empresa liderada por Tim Cook decida introduzir nos dois produtos software para pagamentos móveis.
A AuthenTec, que no ano passado facturou 70 milhões de dólares (cerca de 57 milhões de euros) tem em carteira clientes como Samsung, Nokia, HP, Dell, Fujitsu, entre outros. No caso da Samsung, a maior rival da Apple no segmento dos smartphones, o acordo com a AuthenTec para a integração de sistemas de segurança em dispositivos móveis tinha sido anunciado na semana passada, mas a entrada da empresa da maçã em cena pode deitar por terra esses planos.
O anúncio do acordo fez as acções da AuthenTec disparar 66% para 8,42 dólares, o valor mais elevado desde a entrada da empresa em bolsa, em 2007. Já as acções da Apple subiram 1,8% para 585,16 dólares.