Apple bate recorde e torna-se a empresa mais valiosa. Valor em bolsa já subiu 5800%
Sabe quantos zeros têm três milhões de milhões de dólares? Doze. E a Apple é a primeira empresa a alcançar este marco em termos de valor de mercado. Se se juntar a Coca-Cola, a Disney, a McDonald’s e a Netflix não é suficiente para igualar o valor da marca da maçã que, desde 2007, quando lançou o primeiro iPhone, aumentou o seu valor em bolsa 5800%.
A gigante tecnológica já tinha sido também a primeira empresa norte-americana a chegar ao patamar dos mil milhões, em Agosto de 2018. Apenas 16 meses e 15 dias depois, deu salto e bateu mais um recorde.
«Quando começámos, pensámos que seria uma empresa de sucesso, que duraria para sempre. Mas nunca se imagina uma coisa destas», confessa Steve Wozniak, um dos co-fundadores da Apple, ao The New York Times.
Em 2007, quando foi revelado um dos aparelhos que contribuiria para mudar a história da tecnologia, a empresa valia 73,4 mil milhões de dólares e, 15 anos depois, o iPhone continua a ser um dos produtos mais vendidos – em Setembro de 2021, as vendas deste smartphone chegaram aos 190 mil milhões de dólares, quase mais 40% do que no ano anterior.
A pandemia, de acordo com o The New York Times, parece ter levado a um aumento significativo das vendas de outros produtos da Apple. As pessoas passaram a utilizá-los para trabalhar, fazer exercício, estudar ou socializar, fazendo com que os investidores apostem nas acções da marca e na segurança que o seu investimento representa em tempos de incerteza económica a nível global.