App recompensa utilizadores por verem programas e anúncios de televisão

viggle2A Function (X) lançou nos EUA a Viggle, uma aplicação para dispositivos móveis que permite aos utilizadores que estão a ver televisão ganhar recompensas ao fazer check-in em determinados programas, à semelhança do que se faz com o Foursquare. Os pontos conquistados por cada utilizador podem ser aplicados na compra de produtos de marcas como Burger King e Sephora, numa subscrição no site Hulu Plus ou em donativos para instituições de caridade.

Além de premiar a visualização de programas, a Viggle oferece pontos aos espectadores de anúncios. A app, que também contém publicidade, tem no Burger King o seu primeiro anunciante.

A empresa chegou já a acordo com mais de 100 cadeias de televisão, estando previsto o crescimento deste número. «Ver televisão e ganhar recompensas, Viggle é uma ideia simples que transformará a experiência de ver televisão», afirmou em comunicado o fundador da Function (X), Chris Stephenson, citado pelo Marketing News. «As pessoas adoram ver televisão e pela primeira vez vão ser premiados não só pela sua fidelidade mas também por verem programas de estreia. Cremos que isto agradará muito aos espectadores, bem como às cadeias de televisão e às marcas», remata o profissional.

Para saber quais os programas que dão pontos os espectadores podem aceder à secção “What’s On” da aplicação. Podem ainda conversar sobre os conteúdos transmitidos na secção “Chatter”, e conectá-la aos seus perfis de Facebook e Twitter. A app oferece ainda conteúdos exclusivos dos programas, como extras.

Para se certificar que o espectador está, efectivamente, a ver um programa, a aplicação recorre a um sistema parecido com o do Shazam, programa de reconhecimento de som.

Numa primeira fase a Viggle estará disponível para o sistema iOS na App Store. Serão posteriormente lançadas versões para iPad, Android e web.

Artigos relacionados