App que transforma o turismo num jogo interactivo chega a Portugal
Chama-se Explorial é uma aplicação móvel que convida os turistas a conhecerem os destinos através de um guia interactivo que inclui um conjunto de desafios didáticos, para completar de forma individual ou em grupo. Criada por uma startup suíça, a app entra agora no mercado português, onde já foram criados percursos em oito cidades.
Porto, Sintra, Óbidos, Évora, Lisboa, Cascais, Braga e Coimbra são as cidades que já contam com percursos interactivos criados pela Explorial, para fazer a pé, num total de nove rotas (em Lisboa existem duas opções, para explorar a zona da Baixa ou de Belém). Em cada um destes guias, acessíveis através do telemóvel, os participantes são desafiados a entrar numa espécie de caça ao tesouro que os leva a descobrir os principais ex-líbris da cidade que estão a visitar, como o Arco da Rua Augusta, em Lisboa, a Torre dos Clérigos, no Porto, ou a Sé Catedral de Évora.
À medida que vão passando por esses locais, os utilizadores têm que responder a quizzes, puzzles, enigmas e outros desafios que, ao mesmo tempo, dão informação e contexto sobre esses pontos de interesse. Os desafios podem ser direccionados para todo o grupo ou para cada indivíduo, sendo atribuídos pontos a cada um dos participantes, numa lógica de gamificação e competição saudável. Por norma, cada percurso tem entre uma hora e meia e duas de duração, mas a experiência pode ser feita ao ritmo que cada um entender – apesar de que os bilhetes não incluem, pelo menos para já, a entrada em sítios pagos, como museus, monumentos ou outras atracções.
«A Explorial convida as pessoas a libertarem o seu espírito de exploração. A nossa proposta é revolucionar a experiência de tours turísticos e aumentar a nossa capacidade de exploração de forma divertida, com uma dinâmica de gamificação. A nossa missão é ser a maior plataforma global de tours guiados», afirmou esta manhã André Jacques, country manager da Explorial, durante a apresentação da solução. Em breve, serão lançados novos percursos no Algarve.
Como funciona a app?
Para participar num dos percursos desenhados pela empresa, basta descarregar a app Explorial (disponível de forma gratuita para iOS e Android) e adquirir os bilhetes para a experiência que se quer realizar, sendo que cada bilhete tem o custo de 6,99 euros por pessoa. A partir daí, é gerado um código que deve ser introduzido na app para começar a jogar.
De acordo com André Jacques, a app – que estava em fase de testes desde Outubro passado em Portugal – tem sido utilizada maioritariamente por pessoas entre 35 e 45 anos. «É uma proposta para quem quer conhecer a cidade pela primeira vez, mas a Explorial também é utilizada por turistas locais que querem conhecer melhor as cidades, assim como por empresas para acções de team building», frisa o responsável.
A Explorial foi criada há dois anos por dois empreendedores suíços, Olivier Alther e Levin Germann, para criar uma alternativa no segmento dos guias turísticos. Actualmente, a app conta com cerca 50 mil downloads e quase 100 mil participantes. A empresa está presente em países como Portugal, Austrália, Vietname, Tailândia, Índia, EUA, México, entre outros, num total de 15 países, onde oferece quase 100 experiências. O objectivo, nos próximos dois anos, passa por chegar aos 2000 percursos em todo o mundo.
Texto de Daniel Almeida