App portuguesa quer facilitar listas ao Pai Natal
Gerir as compras de brinquedos para crianças de forma mais simples, com a ajuda de um algoritmo e com acesso às redes sociais é a base da nova aplicação a sair do Build Up Labs, estúdio de startups do Grupo comOn. Chama-se ToyToy e permite criar listas de compras a pensar em momentos como aniversários ou o Natal, que está cada vez mais próximo.
Rui Gouveia, fundador da Build Up Labs, explica que a nova aplicação conta com um algoritmo que tem como objectivo optimizar o processo de escolha e compra, recomendando brinquedos com base nas preferências do utilizador: «A app vai aprender com cada ‘swipe’ (movimento de deslize, semelhante ao utilizado em aplicações como o Tinder) e, assim, afinar as recomendações.»
A aplicação permite ainda partilhar nas diferentes redes sociais as listas de compras de brinquedos, fazendo com que família e amigos estejam a par daquilo que os mais novos podem querer e dos pedidos que fizeram ao Pai Natal. Actualmente, a ToyToy disponibiliza uma oferta de cerca de cinco mil brinquedos dos principais retalhistas.
Pelo futuro da ToyToy passará ainda a inclusão de um sistema de CRM a partir do qual os utilizadores receberão notificações quando um item da sua lista estiver em saldo.
Estreia nos EUA
Apesar de ser uma aplicação móvel portuguesa, a ToyToy foi lançada nos Estados Unidos da América e é por lá que decorre a fase de implementação do projecto. A Build Up Labs explica a escolha deste mercado pela sua dimensão e variedade de oferta, além de que as compras através de dispositivos móveis aumentaram 47% nos últimos três anos, neste país.
«Estamos a aproveitar o facto de a maioria das marcas de brinquedos ainda não ter entrado neste sector”, acrescenta Rui Gouveia, em comunicado. Adicionalmente, só no ano passado, o mercado de brinquedos gerou mais de 84 mil milhões de dólares (76,9 mil milhões de euros) a nível mundial e desse valor 25 mil milhões de dólares (22,9 mil milhões de euros) tiveram origem nos EUA.