App ganhou Leão em Cannes mas não funciona

No mesmo dia em que a aplicação “I Sea” venceu um Leão de Bronze nos Cannes Lions, a Apple retirou-a da sua loja de apps. O trabalho desenvolvido pelo Grey Group Singapore conquistou um prémio na categoria “Promo & Activation” mas parece que, afinal, não funciona.

Tendo em conta este cenário, a organização da competição anunciou que irá avançar com um processo de reavaliação da “I Sea”. Em comunicado, é explicado que as questões colocadas sobre a veracidade e funcionalidade da aplicação levaram o Cannes Lions a tomar esta decisão. Além da categoria em que venceu Bronze, “I Sea” fazia parte também das shortlists de “Mobile”, “Media” e “Direct”. A “review” acontecerá apenas após o encerramento do festival, informa ainda a organização.

“I Sea” é apresentada como uma aplicação que permite a qualquer pessoa em qualquer parte do mundo ter acesso a imagens de satélite do mar Mediterrâneo. A ideia é que, mesmo sem sair de casa, qualquer cidadão possa apoiar a causa dos refugiados, ao sinalizar barcos à deriva ou potencialmente naufragados.

Contudo, quando testada a aplicação, surge sempre a mesma imagem, eliminando o propósito original da “I Sea”. Se as imagens não são actualizadas, é impossível saber se existem barcos naquele momento ou não.

Artigos relacionados