Depois de o seu atelier ter sido alvo de um assalto na noite de 25 de dezembro, o projeto A Avó Veio Trabalhar, criado há 12 anos pela Fermenta Associação, apela à solidariedade da sociedade civil, empresas e instituições, de forma a garantir a continuidade do projeto e a reposição dos equipamentos essenciais.
Além dos danos “significativos” na fachada do espaço, foram furtados equipamentos essenciais ao funcionamento diário do atelier, incluindo máquinas fotográficas, eletrodomésticos, impressora, projetor, pistolas de tufting, máquinas de corte e dinheiro que se encontrava em caixa, o que veio colocar em risco a continuidade de “uma das mais relevantes iniciativas de inclusão social e envelhecimento ativo em Portugal”, refere a associação.
“Mais graves do que os danos materiais são os impactos emocionais desta violência. O nosso atelier é uma extensão da casa das nossas avós. É o lugar seguro onde trabalham, convivem e sonham todos os dias. É inevitável que se sintam fragilizadas e inseguras após o sucedido”, diz Ângelo Campota, psicólogo e cofundador do projeto A Avó Veio Trabalhar, citado em comunicado.
O projeto funciona como um hub criativo e social, apoiando atualmente mais de 300 mulheres com mais de 60 anos, em Lisboa, Cascais e nos Açores. Através de oficinas de bordado, costura, tricot e croché, combate o isolamento social, promove a aprendizagem contínua e cria oportunidades reais de autonomia financeira.
A sustentabilidade do projeto depende essencialmente da venda das peças produzidas pelas avós e de colaborações com marcas, mas o assalto veio “agravar significativamente a fragilidade financeira da iniciativa”. “Foram levados instrumentos fundamentais para o nosso trabalho diário, que, infelizmente, não conseguimos substituir de imediato. Precisamos do apoio e da solidariedade de todos para continuar. Qualquer ajuda nos será bem-vinda.”, apela Ângelo Campota.
Os donativos podem ser feitos através do IBAN (PT50 0010 0000 4953 1550 0017 9) ou do MB Way (936 243 762). Para mais informações deve-se contactar através do email hello@fermenta.org.














