APIGRAF altera denominação. Passa a ser: Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas, de Embalagem e de Comunicação Digital
A APIGRAF – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel alterou a sua denominação para APIGRAF – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas, de Embalagem e de Comunicação Digital. O objetivo desta alteração é que o nome reflita de uma forma mais eficaz a atividade e missão da Associação e enfatize as capacidades adaptativas e promotoras de inovação das empresas associadas.
A indústria gráfica é fundamental para a economia nacional representando um volume de negócios superior 3.139 M€ e mais de 600 M€ em exportações. As mais de 2100 empresas representam 5% no total da indústria transformadora nacional e empregam mais de 23.000 pessoas.
O sector abrange actividades diversificadas, complementares e interdependentes que vão desde impressão de jornais e de livros, impressão comercial, impressão de etiquetas e de grande formato à fabricação de embalagens. O sector é responsável pelos mais diversos produtos presentes na vida quotidiana. As embalagens dos alimentos e medicamentos, os livros, jornais e revistas, os bilhetes de cinema e teatro, a roupa, peças de decoração e os rótulos das embalagens são apenas alguns exemplos.
Segundo José Manuel Lopes de Castro, Presidente da APIGRAF: «o ritmo com que as empresas do sector têm vindo a ser desafiadas e o ambiente global em que existem hoje dificilmente tem comparação na secular história desta indústria. Por este motivo, decidimos proceder à alteração de designação, para evidenciar a latitude atual do conceito de indústria gráfica, muito mais vasto que a mera impressão. Pretendemos também dar destaque às vertentes de embalagem e comunicação digital.»