APENO e Ageas Seguros vão premiar o melhor do enoturismo em Portugal
É já no dia 17 deste mês que serão desvendados os grandes vencedores da primeira edição do Prémio Nacional do Enoturismo APENO/Ageas Seguros. Trata-se de uma competição inteiramente dedicada ao enoturismo e ao reconhecimento dos melhores projectos nesta área, a nível nacional.
O evento irá decorrer no Altis Grand Hotel, em Lisboa, pelas 19h, sendo que os resultados terão por base o trabalho de avaliação de um júri composto por mais de 250 personalidades e organismos oficiais ligados ao sector do vinho e do turismo.
«De facto, existem alguns prémios de enoturismo atribuídos através de entidades de alguma forma ligadas directa ou indirectamente ao sector, mas nenhum focado exclusivamente no enoturismo, dando-lhe a importância que merece», considera Maria João de Almeida, presidente da APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo, organismo criado há dois anos.
Segundo a responsável, o painel diversificado de jurados também será novidade, uma vez que reúne chefes de cozinha e sommeliers, mas também jornalistas, por exemplo.
A iniciativa conta ainda com a Ageas como patrocinador principal: «O envolvimento de uma grande empresa como a Ageas Seguros foi fundamental para elevar a outro nível esta festa que celebra os melhores enoturismos. Acreditamos que será o primeiro de muitos outros eventos a trabalhar em conjunto», comenta Maria João de Almeida.
A parceria com a Ageas formalizada através da assinatura de um Memorando de Entendimento que visa a promoção e divulgação do serviço PAR (Prevenção e Análise de Risco) junto dos associados da APENO, de forma a que os enoturismos portugueses sejam lugares mais protegidos e seguros, explica ainda a associação em comunicado.
Segundo explica Gustavo Barreto, membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal, «o PAR é um serviço diferenciador, gratuito para clientes, que tem como objectivo avaliar os riscos a que as empresas estão expostas, bem como as possíveis consequências, e actuar na sua prevenção. Como resultado desta avaliação, este serviço inclui a elaboração de relatórios com as medidas de prevenção e recomendações para reduzir os riscos inerentes à actividade das empresas».