Apenas 8% das campanhas de caridade decorrem a longo prazo. E são as que têm melhores resultados
A eficácia das campanhas de caridade tem vindo a diminuir, devido aos diversos escândalos que o sector sofreu ao longo dos anos, ao impacto da pandemia e ao actual custo de vida. Contudo, um novo estudo do REaD Group e da Data & Marketing Association, partilhado pelo WARC, revela algumas medidas que as equipas de marketing podem adoptar para reverter esta tendência.
De acordo com os dados, as campanhas a longo prazo obtêm melhores resultados. Porém, actualmente, apenas 8% das apostas publicitárias na área se enquadram neste formato. Como tal, é sugerido que as instituições revejam os planos de comunicação.
Além disso, as campanhas que estão presentes em três ou mais canais de divulgação geram melhores respostas e criam uma maior ligação à marca do que aquelas que são divulgadas apenas em um ou dois meios.
Para alcançar os melhores resultados possíveis, o estudo conclui que os CMOs das instituições devem estar “munidos” de insights provenientes dos dados dos consumidores e cientes de que têm de fazer as medições correctas, especialmente numa altura onde os budgets são alvo de um grande escrutínio.