Apenas 7% das empresas tem estratégias de negócio onde integram a sustentabilidade com a tecnologia
Um novo estudo da Accenture revela que a ambição crescente das organizações relativamente a metas ambientais, sociais e de governance (ESG) só poderá ser atingida através de estratégias alinhadas de sustentabilidade e tecnologia. Contudo, apenas 7% das organizações integrou totalmente as suas estratégias de negócio, tecnologia e sustentabilidade.
Embora as empresas percebam o valor associado a uma estratégia integrada, salientam a falta de soluções e standards (40%), complexidade (33%) e falta de consciência das consequências não intencionais da tecnologia (20%) como barreiras para alcançar os seus objectivos.
Esta divergência entre intenção e acção leva as empresas a fazer trade-offs entre metas de negócios e sustentabilidade, que podem ser reduzidos ou eliminados com uma estratégia de tecnologia holística e sustentável.
De acordo com o estudo, os CIO (Chief Information Officer) devem assumir o papel de consolidar as estratégias de negócio, tecnologia e sustentabilidade não só para entregar valor e resultados tangíveis, mas também para aumentar o impacto sustentável das suas organizações.
«Todos os negócios devem ser negócios sustentáveis e a tecnologia é um estimulador crítico e fundamental nesse processo. A título de exemplo, a tecnologia pode melhorar a transparência e rastreabilidade nas cadeias de abastecimento globais ou até ajudar a medir e a reduzir as emissões de carbono. Deixou de ser opcional colocar a sustentabilidade no centro de como as organizações operam», diz, em comunicado, Sanjay Podder, managing director de Technology Sustainability Innovation Global Lead na Accenture.