Apenas 29% das startups nacionais tem mulheres entre os co-fundadores
“A igualdade de género ainda não chegou ao ecossistema empreendedor português”. A declaração é da incubadora Demium, que revela uma lacuna de género nos perfis mais tecnológicos – apenas 29% das startups em Portugal tem mulheres entre os co-fundadores.
De acordo com a empresa, o cenário também se repete em Espanha onde a média sobe ligeiramente para os 34%, sendo Barcelona (entre os quatro hubs que opera no país) a cidade que regista maior percentagem de mulheres (39%) e Madrid e Valência as com menor percentagem (ambas com 30%).
Relativamente às startups incubadas na Demium que tiveram investimento através do fundo de venture capital, os números continuam a mostrar um cenário idêntico. Do total de 85 empresas a receber investimento, 36 têm mulheres entre os co-fundadores, representando uma percentagem de 41% versus 59% de startups sem mulheres. O fundo de venture capital da Demium investiu um total de 3,6 milhões de euros em startups lideradas por mulheres, com 400 mil euros a seguirem para startups portuguesas.
«Na hora de construir equipas de co-fundadores, preferimos que estas sejam mistas, o que às vezes se torna muito difícil porque o número de mulheres é inferior ao de homens participantes, sendo particularmente difícil entre perfis tecnológicos. Fazem falta muitas mais mulheres que queiram empreender», afirma, em comunicado, Nina Alastruey, Investment principal da Demium.