Apenas 27% dos portugueses terá atenção para reduzir consumo energético dos enfeites de Natal
Desde decorações a presentes, um novo estudo da Klarna indica que 87% dos inquiridos nacionais vai decorar a casa este Natal, enquanto apenas 27% terá em atenção a redução do consumo energético com os enfeites.
A Klarna construiu um relatório feito com base a inquéritos a mais de 17 mil consumidores, de 17 países em três continentes, incluindo Portugal. Em solo nacional, a larga maioria das pessoas irá decorar a casa (87%) e começa a fazê-lo em Dezembro (66%). Entre os inquiridos, só nos Estados Unidos é que a maioria arranca com as decorações mais cedo, em Novembro (52%).
As preocupações energéticas estão no centro da discussão pública, mas, ainda assim, apenas 27% dos inquiridos portugueses vai optar por reduzir o consumo de electricidade com as decorações. Entre os países incluídos, apenas Reino Unido, Irlanda e Polónia contam com a maioria de consumidores a optar pelo menor uso de eletrónica nas decorações.
Outras das conclusões da análise demonstram que 54% dos portugueses não vai gastar dinheiro em novas decorações. Já 19% prevê gastar até 25 euros e 16% prevê gastar até 50 euros. Neste sentido, 45% dos inquiridos nacionais vai decorar com a mesma dedicação de anos anteriores.
No que toca a presentes de Natal, 89% dos consumidores portugueses irá comprar presentes, valor que sobe para 92% na geração Millennial. Para faze face à inflação 87% vai tentar Poupar/Ser mais eficiente” nas compras de presentes, sendo eu 60% irá utilizar cupões e promoções, 45% vai recorrer a websites de comparação de preços e 33% vai utilizar aplicações de compras.
Nestes dados, os animais de estimação não são esquecidos, com 54% dos consumidores nacionais a afirmar que vai dar presente de Natal aos seus animais domésticos (vs. 77% no Reino Unido). Uma vez mais, é a Geração Z a mais participativa, com 59% a presentar os seus fiéis companheiros patudos. Comida/Doces (60%) e Brinquedos (58%) são as opções mais escolhidas.