Apenas 14% das empresas tem um perfil completo dos consumidores
Um estudo da Gartner, empresa de consultoria norte-americana, revela que apenas 14% das empresas alcançou uma visão 360º dos seus consumidores, embora 82% dos inquiridos queira atingir este objectivo.
De entre os mais de 400 profissionais de Marketing, IT e outros responsáveis por iniciativas relacionadas com os dados dos consumidores questionados pela Gartner, 60% acredita que precisa de todos os pormenores possíveis para elaborar um perfil completo dos utilizadores.
Metade dos inquiridos admite também que ainda não se chegou a um consenso do que é realmente uma visão 360º do consumidor, o que torna difícil a aquisição de tecnologia adequada.
Os profissionais que referem ter alcançado o patamar do perfil completo identificam as plataformas de dados como o meio tecnológico utilizado para armazenar as informações, substituindo o CRM (Costumer Relationship Management). No lado inverso, as empresas que ainda não chegaram à visão total dos consumidores apontam estas plataformas como as ideais para guardar os dados.