Apenas 10 marcas em Portugal têm reputação de excelência

Das 180 marcas presentes em Portugal analisadas pela OnStrategy em parceria com a Corporate Excellence Foundation, apenas 10 conseguiram uma pontuação acima dos 80 pontos – valor necessário para receberem a designação de marcas de excelência reputacional. A Google está em primeiro lugar com 88 pontos, sendo que ocupa o topo da tabela desde 2011. Segue-se a Delta com 85,9 pontos.

O ranking continua com uma distribuição equilibrada entre marcas portuguesas e estrangeiras. O terceiro lugar é ocupado pela Nestlé (84,6), à frente da Samsung (81,7), RFM (81,3), Sumol+Compal (80,7), Rádio Comercial (80,7), Sony (80,4), Luso (80,6) e Ikea (80).

As marcas foram auditadas entre Novembro do ano passado e Março deste ano. Pedro Tavares, partner e CEO da OnStrategu, considera que «comparando com muitos outros países, Portugal tem muito poucas marcas com uma pontuação de excelência associada. Tal facto resulta directamente da conjuntura económica que se vive em Portugal e que condiciona a percepção reputacional que o público em geral tem sobre a maioria das empresas e marcas». Em comunicado, o responsável acrescenta que o índice reputacional médio das marcas em Portugal é de 66,8 pontos.

Na categoria de marcas com reputação robusta, entre os 70 e os 80 pontos, a OnStrategy destaca as marcas portuguesas que alcançaram este estatuto: Delta Q, Super Bock, Renova, Unicer, Pingo Doce, CTT, Água das Pedras, Continente, Sport Zone, SIC, Worten, Vitalis, Sagres e Salsa.

Artigos relacionados