Apelos sexuais prejudicam influencer marketing: da marca à intenção de compra
A publicidade há muito que utiliza a nudez feminina para promover produtos, com base no pressuposto de que “o sexo vende”, mas um novo estudo da Católica Porto Business School conclui que a exposição conspícua do corpo está negativamente correlacionada com todas as dimensões da credibilidade de uma influencer, excepto com a sua atractividade.
Por outro lado, «a credibilidade percebida tem uma correlação positiva e forte com a atitude em relação à colaboração e à marca e com a intenção de compra. A atitude em relação à colaboração tem uma forte correlação positiva com a atitude em relação à marca e a intenção de compra», salienta Joana César Machado, docente da instituição académica.
Os dados do estudo levado a cabo demonstram que a conspicuidade é um preditor muito relevante da credibilidade da fonte e tem um impacto significativo na intenção de compra numa campanha de influencer marketing. A utilização de apelos sexuais pode levar a resultados prejudiciais que afectam não só as intenções de compra, mas também a atitude em relação à marca promovida pela influencer.
«Assim, as marcas podem capitalizar nos efeitos positivos da atractividade física, desde que esta seja exibida de forma discreta. Finalmente, tendo em conta o papel central das relações e da confiança no influencer marketing, este estudo sugere que será preferível investir na construção de relações, estabelecendo parcerias duradouras com embaixadores percebidos como credíveis», diz a profissional.