APAN lança Observatório da Publicidade Digital

A Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), em colaboração com a Adjiin, apresentou ao mercado português o primeiro Observatório da Publicidade Digital para o mercado nacional, uma iniciativa que visa dotar o sector de mais informação.

Esta ferramenta, disponível no site da APAN, pretende permitir a avaliação de tendências de investimento neste meio, quer em termos globais, quer em termos sectoriais.

Mensalmente, será possível conhecer o número de campanhas activas no universo digital, quais os sectores de actividade com mais campanhas, quais os formatos e posições no ecrã, bem como outras informações.

De acordo com os dados revelados referentes ao mês de Abril, estiveram activas 32.645 campanhas, sendo os sectores do entretenimento (8,8%), dos media (5,9%) e das instituições e estado (3,8%) aquelas com maior share-of-voice. O formato mais utilizado neste período foi o MREC (20,8%). 58% das campanhas foram compradas de forma não programática e apenas 10%, resultaram de compras 100% programáticas.

Para chegar a estes resultados a Adjiin utiliza tecnologia de crawling, que permite visiter todos os websites 24 horas por dia, diariamente, actualizando a sua base de dados sempre que encontra uma nova campanha ou criatividade. Apenas a publicidade no Facebook, Instagram e Linkedin não é detectada por esta tecnologia, por impedimento das próprias plataformas.

«Numa altura em que o investimento no digital aumentou significativamente, a APAN pretende trazer alguma transparência sobre a actividade publicitária no meio online, permitindo também monitorizar o seu crescimento e o caminho que está a ser feito», afirma Manuela Botelho, secretária-geral da APAN. A responsável acrescenta que «para as marcas, ter um benchmark e um controlo permanente daquilo que que está a acontecer, também no meio online, é um importante indicador de gestão.»

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