Em 2025, APAN e APAP lançam Effie Awards Portugal
A celebração dos 20 anos dos Prémios Eficácia em Portugal eleva-se a um novo patamar com o lançamento dos Effie Awards Portugal 2025, uma colaboração histórica entre a APAN (Associação Portuguesa de Anunciantes) e a APAP (Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing). Este novo ciclo eleva os Prémios Eficácia, agora Prémios Effie Portugal, ao cenário internacional, com Portugal a juntar-se à rede global Effie Worldwide, que abrange 125 países.
“Depois de 20 anos de Prémios Eficácia, reconhecidos unanimemente como os mais prestigiados galardões da indústria de marketing e comunicação em Portugal, a evolução e integração no Effie Index é a consagração final e a entrada num patamar de reconhecimento internacional que, seguramente, aportará ainda mais valor a todos os profissionais do sector que, anualmente, submetem os seus casos a concurso,” destaca Filipa Appleton, Presidente da APAN.
Por outro lado, António Roquette, Presidente da APAP, declarou: “Dar visibilidade internacional à eficácia da criatividade portuguesa era uma prioridade para a APAP porque nos permite dar a conhecer o trabalho das marcas e das agências além-fronteiras. Foi neste sentido que decidimos lançar o repto à APAN de transformar os reputados Prémios Eficácia em Effie Awards Portugal, que passam a ser desenvolvidos em conjunto. Estamos muito orgulhosos de trabalhar com a APAN para atingirmos juntos este objetivo.”
Traci Alford, CEO Global da Effie Worldwide, acrescenta: “Com a parceria dinâmica entre a APAP e a APAN, e com base no sucesso de longa data dos Eficácia, estamos ansiosos por criar um programa vibrante e impactante e através desta colaboração.”
A primeira edição dos Effie Awards Portugal terá lugar em 2025 abrindo um novo capítulo para os profissionais de marketing e comunicação nacionais. Os finalistas e vencedores verão os seus casos integrados no Effie Global Index, reforçando a visibilidade internacional do talento português e contribuindo para um diálogo global sobre a eficácia do marketing.