APAN e APAP indicam “O Valor Certo” a pagar às agências
A Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e a Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP) apresentaram hoje o novo Guia de Boas Práticas para Remuneração das Agências de Comunicação, denonimado “O Valor Certo”.
Através de conteúdos validados e certificados a nível internacional, o guia tem como objectivo munir os profissionais de comunicação e marketing de um conjunto de orientações e indicações relevantes que ajudem a estabelecer um modelo de remuneração entre anunciantes e agências.
Ao longo do livro são explorados os diferentes tipos de honorários que se podem aplicar, e apontadas as principais vantagens e desvantagens de cada uma das modalidades tendo em conta o tipo de trabalho desenvolvido. O guia “vem contribuir para evitar processos desgastantes e muitas vezes desadequados aos objectivos, tanto da empresa como da agência. Da mesma forma, reforça a importância de uma postura de transparência e de equidade, que se possa concretizar num acordo realista, justo e que satisfaça a agência na sua remuneração, e o cliente, na qualidade e valor dos serviços prestados”, explicam a APAN e a APAP em nota de imprensa.
Para além dos princípios base para o estabelecimento de um acordo de remuneração anunciante-agência, o livro foca outros aspectos, como a possibilidade de revisão dos valores ou a monitorização e avaliação do trabalho desenvolvido.
«Para os anunciantes, na sua condição de clientes, há, por um lado, uma grande necessidade de rentabilizar e optimizar recursos – humanos e financeiros –, mas há também, por outro lado, a preocupação de preservar e alimentar uma relação de parceria, sólida e consistente, que seja frutuosa e eficaz, sempre numa lógica bilateral e mutuamente benéfica», refere Eduardo Branco, presidente da APAN.
Já Miguel Barros, presidente da APAP, reforça que «é preciso que os profissionais vejam o seu talento justamente remunerado, pois esse é um dos elementos primordiais no reconhecimento do seu trabalho e do seu valor».
O guia “O Valor Certo” pode ser solicitado junto da APAN ou da APAP.