Apague a luz, por favor!
Faltam 5 dias para Hora do Planeta e 100 vilas e cidades portuguesas preparam-se para lutar, em conjunto com outros países, contra as alterações climáticas, naquela que já é a 9º edição da iniciativa global da WWF.
A organização pretende que seja transmitida a mensagem conjunta #oteupoder, mostrando que “é agora o momento de agir pelo planeta e que todos temos o poder para mudar o mundo em que vivemos”, explica a organização.
Dia 28 às 20h30, vilas, cidades e dezenas de monumentos ficarão às escuras por todo o País. Associando-se a este momento, vários municípios irão organizar eventos, como aulas de zumba à luz das velas, corridas nocturnas, aulas de yoga, jantares às escuras e workshops de fotografia nocturna.
A iniciativa contará com embaixadores oficiais, como Ana Galvão, Beatriz Figueira, Diana Bouça-Nova, Joana Seixas, Mário Franco, Maya, Merche Romero, Nuno Markl, Quimbé, Sandra Cóias, Sylvie Dias. Garret McNamara juntar-se-á às personalidades portuguesas.
Em Lisboa, a praça do Martim Moniz transformar-se-á numa “vila eco-colorida totalmente sustentável”, explica a organização, e o evento começará às 19h00. A noite será iluminada através do reflexo das tintas glow – sticks, pulseiras e iluminação. Associados ao evento, numa fase prévia de activação, esteve a Associação de Estudantes do IADE que ficou encarregue de pedalar durante três dias para angariar energia para iluminar o evento, um mecanismo apelidado de “Gerador Humano”, desenvolvido pelo Centro UNESCO Aldeia das Cidades, de Évora. Quem estiver interessado poderá participar em demonstrações de dança da escola Jazzy Dance Studios, numa aula de Zumba, com apoio do Ginásio Clube Português e assistir à criação de murais artísticos pela Associação Renovar Mouraria.
A entrada é gratuita mediante inscrição prévia. A participação nas actividades é feita com a aquisição do kit Hora do Planeta pelo valor de 5 euros que reverterá para a WWF Portugal.