AP Hotels & Resorts: Expansão e crescimento
No próximo ano, a AP Hotels & Resorts deverá abrir a sua primeira unidade na cidade de Lisboa, na Praça da Figueira, numa identificação estratégica para o crescimento do grupo. Uma oportunidade que surgiu após uma parceria com a Pujol Invest Properties, sendo que o projecto terá cerca de 60 quartos, a assinatura da designer Nini Andrade Silva e deverá abrir no segundo semestre de 2024. «Tentaremos fazer uma ligação entre a história da cidade, não deixando de ter uma unidade moderna e contemporânea. Será uma unidade 4 estrelas que irá oferecer conforto e uma localização central em plena baixa de Lisboa», diz Lino Martins, director comercial do grupo.
Em fase clara de expansão, já no final de Fevereiro foi aberto o Dona Aninhas, o primeiro hotel na região Norte, em Viana do Castelo. «O Grupo AP Hotels & Resorts identificou Viana do Castelo como uma cidade alvo para o nosso crescimento por dois grandes motivos, um emocional e outro estratégico. A cidade de Viana é uma capital de distrito com elevado dinamismo económico e cultural», reflecte Lino Martins, enquanto lembra que esta é a cidade de origem do chairman do grupo António Parente, que sempre teve o desejo de investir aí, deixar um legado e homenagear a sua mãe. «O AP Dona Aninhas é um hotel com decoração inspirada na Art Deco, localizado numa antiga unidade hoteleira no centro histórico da cidade, oferece 64 quartos e suítes baseados em três temáticas: navegadores, filigrana e bordados de Viana. Para o Grupo AP Hotels & Resorts, o objectivo é claro: homenagear as gentes de Viana e os seus costumes», partilha. Das valências do hotel fazem parte um restaurante, que aposta na gastronomia local bem como nacional, facilidades wellness ou a possibilidade de organização de eventos corporativos e sociais.
De referir que o grupo procedeu ainda a trabalhos no AP Adriana Beach Resort, em Albufeira. «A obra abrangeu uma renovação de uma das tipologias, que abrangeu 116 quartos. Todas as unidades de alojamento do resort estão agora 100% renovadas. Efectuámos um forte investimento nas facilidades de conferências, nomeadamente na renovação total do anfiteatro do resort, com capacidade para 400 pessoas em plateia, além de salas de reunião com capacidade até 60 pessoas em plateia. Estamos preparados para receber eventos e congressos de media dimensão com todas as garantias de equalidade», diz Lino Martins, segundo o qual o grupo está atento a oportunidades de negócio em Portugal e o objectivo passa por entrar em novas zonas geográficas e diversificar o portefólio.
2022 foi o melhor ano de sempre do grupo, com um recorde ao nível de receita, de ocupação e de preço médio, com os resultados não só acima de 2019, bem como dos objectivos traçados para 2022, e uma facturação total cerca de 37% acima de 2019.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 322) da Marketeer.