Aos 28 anos, o SAPO continua a saltar para o futuro

A internet dava os primeiros passos quando o portal começou a agregar conteúdos online. Quase três décadas depois, tem milhões de visitas todos os dias e quer continuar a crescer.

Texto de Beatriz Caetano

Corria o ano de 1995 quando um grupo de estudantes da Universidade de Aveiro decidiu criar o Servidor de Apontadores Portugueses como forma de dar resposta às necessidades de informação dos utilizadores de internet em Portugal. O Google ainda não era nascido, mas o SAPO já dava os primeiros passos num mundo que se habituava gradualmente a esta coisa da interligação à distância, através de uma tecnologia que hoje nos é intrínseca.

Desde então, passaram-se quase três décadas, mais precisamente 28 anos. O SAPO continua vivo e de boa saúde, destacando-se como um dos únicos portais agregador de conteúdos que vinga na Europa após o boom tecnológico do início do século XXI. Tem mais de 300 milhões de pageviews mensais – quase metade com origem apenas da homepage – e 4 milhões de páginas vistas diariamente por 3 milhões de utilizadores.

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Novembro de 2023 da revista Marketeer.

Artigos relacionados