Aos 20 anos, Freeport Lisboa Fashion Outlet será remodelado e Vila do Conde Porto Fashion Outlet vai crescer

Foi há 20 anos que chegaram a Portugal o Freeport Lisboa Fashion Outlet e o Vila do Conde Porto Fashion Outlet, centros comerciais agora pertencentes à marca VIA Outlets Portugal. Inicialmente com gestões independentes e concorrentes directos em território nacional, os espaços beneficiam agora de uma gestão comum e disponibilizam aos consumidores um conjunto de produtos de marcas reconhecidas a preços mais baixos.

Em entrevista à Marketeer, Catarina Tomaz, directora de Marketing da VIA Outlets Portugal, faz um balanço destas duas décadas de actuação dos centros comerciais, revelando não só que será lançada uma campanha multimeios de celebração, mas também quais são os planos em vista para os próximos tempos.

Os centros da VIA Outlets em Portugal comemoram 20 anos. Que balanço fazem do percurso feito pela marca?

É um balanço muito positivo. Um caminho que nos enche de orgulho. Ambos os centros inauguraram em 2004, com investidores diferentes dos actuais e completamente independentes. Na realidade eram concorrentes a nível nacional, embora com catchment areas diferentes. No final de 2014 a VIA Outlets adquiriu o Freeport e, em 2017, o Vila do Conde Porto Fashion Outlet, passando ambos a beneficiar de uma gestão comum. Apesar de serem centros com características muito diferentes, com especificidades que consideramos serem pontos fortes em cada um, é muito mais o que os une.

A confirmar os excelentes resultados deste percurso temos a aposta crescente de marcas de grande prestígio, que connosco constroem a nossa oferta e o crescente número de pessoas nacionais e internacionais que nos elegem como destino preferencial de compras.

Não podíamos celebrar de melhor forma do que anunciando para cada centro um contínuo investimento: o Vila do Conde Porto Fashion Outlet vai passar por uma expansão, que permitirá ter, no final de 2025, mais 30 lojas; e o Freeport Lisboa Fashion Outlet vai passar por uma remodelação de toda a zona central, dando continuidade à remodelação profunda feita em 2017. É um orgulho podermos afirmar “20 Anos e o melhor ainda está para vir”.

De que forma vão celebrar o aniversário? Os clientes serão incluídos?

Os 20 anos começaram a ser celebrados primeiro com os nossos stakeholders mais próximos, nomeadamente com as nossas marcas parceiras, através do anúncio dos novos investimentos.

No segundo semestre teremos uma campanha multimeios que celebra os 20 anos e reforça o nosso posicionamento.

O e-Commerce é hoje um forte concorrente das compras físicas. Como é que a VIA Outlets encara este desafio enquanto espaço comercial?

O e-Commerce é um canal que veio para ficar e que consideramos que é um bom complemento como canal de vendas. Mas a nossa missão é a de sermos os melhores destinos de compras, sendo que é no espaço físico que melhor materializamos essa grande meta. Isso é visível no investimento que fazemos nos espaços comuns, na restauração, nos serviços e nas próprias lojas.

Apesar da nossa área ser numa primeira análise a de imobiliário, no nosso caso afirmamo-nos também como retalhistas. Para além das equipas que trabalham Marketing, Operações ou Leasing, entre outras, temos equipas dedicadas para trabalharem diferentes áreas, como Retail Development e Visual Merchandising, equipas especializadas em retalho e Food & Beverages, bem como produtores de moda.

O nosso objectivo é o de criarmos destinos de compras, no sentido de as pessoas reconhecerem que somos mais do que apenas um conjunto de marcas e da compra em si. Queremos trabalhar ao nível da experiência e das emoções.

Quais são os principais planos para os dois centros a curto e médio prazo?

“20 anos e o melhor ainda está para vir” sintetiza bem a nossa ambição. A expansão do Vila do Conde Porto Fashion Outlet e a remodelação do Freeport Lisboa Fashion Outlet são dois importantes exemplos dos planos que temos para o curto prazo.

Da mesma forma que nós avançamos e evoluímos, também o mercado acompanha o ritmo. Por isso, e de maneira a podermos acompanhar a nossa ambição, não queremos nem podemos parar. Temos mais planos para o médio prazo, que iremos revelar quando for o momento oportuno.