Ao fazer zapping, temos de percorrer os canais todos? NOS quer mudar este sistema
Os dias do zapping tradicional como o conhecemos – ou seja, seguindo a ordem dos canais na grelha dos operadores – podem estar contados. A NOS desenvolveu uma solução que visa tornar a experiência de mudança de canais mais eficiente, ao intepretar o padrão de consumo televisivo e fazer uma análise preditiva.
Desenvolvida pela equipa da NOS Inovação, esta nova solução analisa os padrões de zapping do utilizador para determinar a probabilidade deste mudar para outros canais. “Com este conhecimento, ao fim de um determinado período, faz uma pré-sintonização daquele que, com base no seu padrão habitual, é o ‘próximo canal’ mais provável, o que permite aumentar a rapidez e melhorar a experiência do zapping”, explica a NOS em nota de imprensa, garantindo que “toda a informação é anonimizada e confidencial”.
A operadora de telecomunicações acaba de registar uma patente nos Estados Unidos da América relativa a este novo sistema.
«Este é um exemplo da forma como a ciência de dados, bem como a Inteligência Artificial, pode ajudar a melhorar a performance dos produtos actuais e futuros. Na NOS, estas ferramentas não fazem parte do futuro, mas sim do nosso presente. Estamos a trabalhar em novas formas de as usarmos para melhorar e/ou criar novos produtos e serviços que vão ao encontro das necessidades dos nossos clientes», sublinha João Ferreira, director da NOS Inovação.