Ao 45.º dia, a alface icebergue venceu o mandato de Liz Truss
Pode uma alface icebergue durar mais tempo do que o governo de um primeiro-ministro britânico? A resposta é sim. Tudo começou com uma coluna de opinião do jornal The Econoomist que apelidava Liz Truss de “senhora icebergue” com uma “data de validade de uma alface”.
Denis Mann, editor do Daily Star, achou que havia potencial em pegar nesta analogia e o seu superior concordou. Começava então a corrida contra o tempo de uma alface comprada na Tesco por cerca de 68 cêntimos. O objectivo de todo o aparato era verificar se a nova líder dos conservadores e do governo britânico estaria mais tempo no cargo do que aquele que levaria à alface para se estragar.
Cerca de um mês e meio depois deste desafio começar, Liz Truss renunciou ao cargo e a alface venceu. Embora não tenha apodrecido, algumas folhas amareleceram, mas o autor da peripécia garante que continua boa para consumo.
The Daily Star lettuce has come out victorious in the battle of the year – to see whether it could outlast Prime Minister Liz Truss in #LizVsLettuce
[THREAD] pic.twitter.com/sP7QDgqcfr
— Daily Star (@dailystar) October 20, 2022
A utilização da alface ganhou, ao longo dos 45 dias que a governante esteve no poder, cada vez mais fama, sendo utilizada em diversas montagens por essa internet fora. E as marcas não ficaram de fora, como o Lidl ou o Aldi que aproveitaram para fazer publicidade às alfaces vendidas nos seus estabelecimentos.
Lettuce at 58p – a good buy
Liz Truss at Number 10 – a goodbye
— @LidlGB (@LidlGB) October 20, 2022
What a great day to be a lettuce
— Aldi Stores UK (@AldiUK) October 20, 2022