Anúncios de áudio são a nova aposta do YouTube
Uma plataforma de vídeo sugerir anúncios de áudio pode parecer estranho, mas o YouTube garante que é a forma ideal para as marcas aumentarem o seu alcance e notoriedade. Segundo Melissa Nikolic, group product manager YouTube Ads, trata-se do primeiro formato de anúncio desenvolvido para unir marca e público num ambiente envolvente em que os ouvidos são reis.
«Os anúncios de áudio, actualmente em formato beta, ajudam-no a estender a história da sua marca de maneira eficiente para momentos ainda mais relevantes, independentemente da forma que o consumidor esteja a assistir ao YouTube no seu dia-a-dia», explica a responsável.
Melissa Nikolic sublinha que a quarentena fez disparar o número de utilizadores do YouTube, que recorrem à plataforma para diferentes fins: fazer exercício físico, acompanhar podcasts ou ouvir concertos virtuais, por exemplo.
O streaming de vídeos de música é um dos grandes destaques. Dados do YouTube mostram que mais de 50% dos utilizadores com login efectuado que ouvem música ao longo do dia consomem mais de 10 minutos de conteúdo musical através da plataforma.
«Estamos a apresentar novas soluções para que a sua marca seja vista, ouvida e reconhecida junto dos conteúdos musicais», sublinha Melissa Nikolic. Os anúncios de áudio estão disponíveis via leilão no Google Ads e Display & Video 360.
Como o foco está no som, estes anúncios apresentam normalmente apenas uma imagem estática ou animação simples, dando espaço à banda sonora. As marcas devem ter em atenção que o som tem de funcionar só por si, passando a mensagem sem ajuda de uma componente visual.
«Nos nossos meses de teste alfa, descobrimos que mais de 75% das campanhas de anúncios de áudio avaliadas no YouTube gerou um aumento significativo no notoriedade da marca», adianta ainda a responsável.