Anúncios da BMW e MG banidos por afirmarem que carros têm “zero emissões de carbono”
A Advertising Standards Authority (ASA), entidade reguladora de publicidade em território britânico, baniu dois anúncios das marcas automóveis BMW e MG por enganarem os consumidores ao dizer que os seus veículos eléctricos estão isentos de emissões.
O caso alega que os carros eléctricos não emitem, de facto, gases de efeito estufa quando conduzidos, mas que há emissões geradas durante a sua fabricação e também durante o carregamento das baterias. Assim, para cumprir as normas publicitárias, as marcas deveriam especificar que as afirmações relacionadas com “zero emissões” só se referem à condução do carro.
O anúncio na Google da BMW dizia: “Carros Zero Emissões – Faça o download da sua brochura hoje. Visite o website oficial da BMW. Encontre o BMW eléctrico perfeito. Marque um test drive. Explore a gama eléctrica da BMW”.
Em sua defesa, a insígnia disse que apostou no termo “Carros Zero Emissões” chegar a consumidores em busca de um carro eléctrico, salienta o The Drum. A BMW assegura que o termo foi colocado automaticamente no anúncio e que apenas aparecia numa percentagem mínima dos resultados de pesquisa, fornecendo dados que sugerem ser apenas 0,02% das impressões totais. Porém, garatiu à ASA que iria deixar de usar “Carros Zeros Emissões” nos anúncios da Google.
Já a aposta da MG promovia um veículo eléctrico, ao lado de outro híbrido, ficando pouco claro a qual dos dois se referia a afirmação “zero emissões”. A ASA refere que este mote foi colocado sem providenciar informação suficiente aos clientes, para que pudessem compreender a qual dos carros se fazia referência.