Anúncio polémico da Ford resulta em demissões

jwt fordUm anúncio divulgado na internet, entretanto removido, que mostrava Silvio Berlusconi na parte da frente de um Ford Figo, juntamente com três mulheres amarradas no porta-bagagens do automóvel, levou à demissão dos criativos responsáveis pela peça, que trabalhavam na JWT de Nova Deli, na Índia.

O anúncio, que contava com o headline “Leave your worries behind” (“Deixe as suas preocupação para trás”) e foi divulgado no website Ads of the World, tinha como objectivo realçar a capacidade do porta-bagagens do automóvel, mas a mensagem acabou por ser qualificada por muitos consumidores como sexualmente ofensiva, para além de recordar os escândalos sexuais em que o antigo primeiro-ministro italiano terá estado envolvido. O facto de o tema dos crimes sexuais contra mulheres estar na ordem do dia na Índia, na sequência da morte de uma estudante de 23 anos vítima de violação, em Dezembro passado, também contribuiu para mediatizar o caso.

A Ford já havia feito um pedido de desculpas público, onde explicou que a peça foi publicada sem a autorização da marca. Porém, a fabricante automóvel garante que, apesar do incidente e das medidas tomadas, pretende manter a sua ligação à agência do Grupo WPP.

«A investigação sobre o que aconteceu está a decorrer», afirma Chris Preuss, porta voz da Ford, em declarações à Ad Age. «Obviamente, acções apropriadas serão tomadas e incluem o despedimento dos indivíduos que foram considerados culpados», acrescenta.

Por sua vez, a JWT classificou os posters de “mau gosto” e voltou a afirmar que os mesmo “nunca foram destinados a meios pagos, nem sequer deveriam ter sido criados”. As acções disciplinares implementadas, incluindo a demissão dos criativos, eram “passos necessários para responsabilizar directamente os indivíduos envolvidos, ao mesmo tempo que estamos a trabalhar para assegurar que os devidos processos de supervisão sejam implementados para que isto não volte a acontecer de novo”, adiantou a agência.

Para além do anúncio com Silvio Berlusconi, a JWT produziu outros dois anúncios semelhantes, que mostravam o piloto alemão de Fóruma 1 Michael Schumacher e a socialite norte-americana Paris Hilton.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...