Anúncio da Red Bull com Jesus Cristo retirado do ar no Brasil
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária do Brasil (Conar) anunciou a decisão de banir um anúncio televisivo da marca de bebidas energéticas Red Bul que ironiza com o milagre, narrado na Bíblia, de Jesus Cristo a caminhar sobre as águas do Mar da Galileia.
O filme televisivo mostra Jesus Cristo numa barca, acompanhado por dois dos seus discípulos. Alguns segundos depois, Jesus, entediado, decide abandonar a barca e começa a caminhar sobre a água. O facto apanha de surpresa os discípulos, até que um deles propõe que o seu mestre terá bebido Red Bull, remetendo para o efeito veiculado pelo famoso slogan da insígnia (“Red Bull dá-te asas”, na versão portuguesa). Em resposta, Jesus afirma que não se trata nem de Red Bull nem de um milagre – “Você só tem de ser esperto e ver onde estão as pedras”, revela.
Citada pela Exame brasileira, a autoridade reguladora do mercado publicitário brasileiro, que recebeu mais de 200 queixas de consumidores, afirma que o anúncio “desrespeita um objecto de fé religiosa”.
O anúncio foi originalmente criado pela agência austríaca Kastner & Partners, mas foi adaptado para o mercado brasileiro pela agência Loducca, segundo o site Meio & Mensagem.
A Red Bull já tinha, a 15 de Março, decidido retirar o mesmo anúncio do ar na África do Sul, devido às pressões da Igreja Católica.
Veja aqui o vídeo (na versão inglesa):