Anunciantes vão poder escolher consumidores a dedo
O Pinterest vai lançar duas novas ferramentas que dão mais poder de escolha aos anunciantes na hora de decidir quem será impactado pelas suas campanhas. Os novos produtos publicitários já existem em plataformas como o Facebook ou Twitter e permitem que as marcas disponibilizem determinado anúncios para um grupo restrito de utilizadores com base no seu endereço de email ou identificação dos dispositivos que utilizam (device ID).
Até aqui, as marcas presentes no Pinterest podiam apenas definir que queriam os seus anúncios visíveis, por exemplo, para o sexo masculino ou para utilizadores que acedem à rede social através de dispositivos móveis. Género, localização, interesses e dispositivos eram os critérios disponíveis. Agora, o leque inclui também emails específicos e número de identificação de equipamentos, pelo que os anunciantes poderão escolher a dedo quais os potenciais consumidores a que querem chegar.
Em termos práticos, se um utilizador do Pinterest colocar um artigo no seu carrinho de compras mas não efetcuar a compra, a marca poderá escolher mostrar determinado anúncio a esse utilizador em especial. O mesmo acontece relativamente aos utilizadores que levaram a compra até ao fim: se já compraram, não precisam de ver o anúncio àquele artigo.
A segunda ferramenta chama-se Lookalike Targeting e permite que os anunciantes encontrem utilizadores com perfis semelhantes aos consumidores da marca. Os primeiros testes piloto revelam que a taxa de “clickthrough” aumentou 63% através da utilização desta ferramenta.