António Raminhos protagoniza campanha de sensibilização para a depressão
“A depressão é mais do que um estado de humor” é o mote da campanha “Depressão sem rodeios”. Protagonizada pelo humorista António Raminhos, esta campanha visa reduzir o estigma e a desvalorização associados a esta doença e alertar para a necessidade de procurar ajuda médica de forma atempada.
A campanha é promovida pela empresa farmacêutica Lundbeck, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental e a associação para a promoção da saúde mental Manifestamente. De acordo com estas entidades, o objectivo passa por «alertar a população para os sintomas e desmistificar a procura de ajuda médica e acesso ao tratamento adequado».
A decorrer até Outubro, a campanha engloba um conjunto de acções de divulgação, desde um website criado para o efeito, um Vox Pop, spots de vídeo nos cinemas e na televisão, um ciclo semanal de podcasts, mini curtas-metragens, mupis e distribuição de flyers em locais públicos.
«Com esta campanha, reforçamos o compromisso da Lundbeck na recuperação da saúde do cérebro, desta vez através de uma campanha para a população com uma mensagem fundamental: a depressão é uma doença e tem cura, mas é necessário consultar um médico», sublinha Sara Barros, country manager da Lundbeck.