António Horta Osório é o novo administrador não-executivo do Grupo Impresa
António Horta Osório é o novo administrador não-executivo do Grupo Impresa. A nomeação chega depois da renúncia apresentada hoje por João Castro, que assumirá um nível diferente de envolvimento com o grupo.
De acordo com a Impresa, é intenção do Conselho de Administração da empresa que António Horta Osório seja designado vice-presidente, a par de Francisco Maria Balsemão, que já exerce essas funções, e também presidente do Comité de Estratégia da Impresa.
«Pelo seu notável percurso empresarial, nacional e internacional, e pelas suas qualidades pessoais e profissionais, julgamos que António Horta Osório é uma excelente escolha para administrador do Conselho de Administração da Impresa. A sua visão e a sua experiência serão certamente um importante contributo para o grupo e para o sector dos media», afirma, em comunicado, Francisco Pinto Balsemão.
António Horta Osório conta com uma carreira nacional e internacional na área da banca. Foi chairman do Grupo Credit Suisse até Janeiro de 2022. Antes, de Fevereiro de 2011 a Abril de 2021, tinha sido CEO do Lloyds, por convite do Governo britânico, tendo sido responsável pela recuperação financeira do banco.
Esteve também no Grupo Santander, entre 1993 e 2010, em vários cargos, entre os quais CEO em Portugal, Brasil e Reino Unido. Entre 1987 e 1993, exerceu funções na Goldman Sachs e no Citibank.
«Tenho uma enorme admiração pelo Grupo Impresa e pelo seu fundador, pelo que foi com muito gosto que aceitei o desafio que me foi proposto. Qualquer sociedade precisa de uma comunicação social forte, independente e credível, para o seu bom desenvolvimento. Nessa perspectiva, é com um grande sentido de responsabilidade que darei o meu contributo para a definição da estratégia do grupo Impresa, numa altura em que o sector enfrenta importantes mudanças», comenta António Horta Osório afirma.